VÍDEO - BIGGER: 55 anos de Confraternização Ponte a S. Torcato em Bicicleta (pub.)

images/BIGGER/2025/Maio/IMG20250525134608.jpg

Guimarães testemunhou, uma vez mais, uma celebração que transcende o tempo e une gerações: os 55 anos da Confraternização em Bicicleta de Ponte a S. Torcato. Este evento, interrompido durante vários anos, foi reavivado em 2014 pelo actual presidente da Junta de Freguesia de Ponte, Sérgio Castro Rocha, e desde então tem sido um símbolo de convívio, sustentabilidade e animação.

A iniciativa começou às 13h00, com a partida da Igreja de Ponte. Antes do início oficial, um momento solene marcou a ocasião. Os presidentes das freguesias de Ponte e S. Torcato, Sérgio Castro Rocha e Alberto Martins, respectivamente, juntamente com o presidente do Município, Domingos Bragança, descerraram uma placa comemorativa, homenageando e perpetuando esta iniciativa que fortalece os laços comunitários.

Com o soar do fogo colorido, o desfile teve início. Este ano o percurso foi preenchido com o habitual encontro entre centenas de ciclistas que são acompanhados por dois autocarros panorâmicos. Um na frente do desfile e outro no final que levam animadores e muita música e dança à mistura que vão despertando a atenção das pessoas pelas ruas onde passam.

Edição deste ano bateu recorde de inscrições

Este ano, a edição bateu o recorde de inscrições desde a sua retoma, evidenciando o crescente entusiasmo dos participantes. Ao longo do percurso, animadores incentivavam os ciclistas, tornando cada pedalada uma celebração.

Na recta de Toriz em Ponte houve uma paragem obrigatória que pôs toda a gente a olhar para o céu para assistir a um momento histórico e emocionante durante a confraternização. O céu foi o palco de um espectáculo aéreo de acrobacias que fizeram as delícias de quem assistiu. Um avião rasgou os céus com manobras espetaculares e deixou um rasto de fumo por onde passava. Um momento que certamente ficará na memória de todos! Uma celebração que une gerações e este ano ultrapassou os limites da terra para conquistar os céus!

Durante o trajecto, foram distribuídos brindes aos espectadores que se alinhavam nas estradas, e ao passar pelo Estádio D. Afonso Henriques, ecoaram os hinos do Vitória Sport Clube, compostos por Dino Freitas e José Alberto Reis, reforçando o espírito vimaranense.

Largo do Toural em euforia

Ao chegar ao Largo do Toural, o coração de Guimarães, os participantes foram recebidos por dezenas de pessoas. Um grupo de jovens apresentou uma coreografia musical preparada especialmente para o evento, acrescentando um toque de juventude e criatividade à celebração.

Sob um sol radiante, o percurso continuou rumo à Vila de S. Torcato, onde mais centenas de pessoas aguardavam os ciclistas, aplaudindo e saudando a sua chegada. Os autarcas presentes dirigiram-se à Basílica para um momento de benção à Confraternização, seguido do descerrar de uma placa que simboliza a união das duas freguesias nesta celebração.

Discursos apelam à sustentabilidade e união dos vimaranenses

O presidente da Junta de S. Torcato, Alberto Martins, expressou a sua gratidão. "É uma honra ver aqui tanta gente. Vocês sabem que S. Torcato é uma vila que gosta de receber, com muitas iniciativas durante todo o ano, mas esta tem um significado muito especial, porque foi uma iniciativa reactivada depois de muitos anos suspensa e aproveito para deixar uma palavra de apreço aos meus colegas Sérgio Castro Rocha e Bruno Fernandes que foram os grandes impulsionadores da retoma deste evento. Mas também porque me traz à memória enquanto criança e torcatense as minhas participações nesta confraternização que já tem mais de meio século", enfatizou.

A festa prosseguiu com música tradicional portuguesa no palco montado em frente à Basílica e um sorteio de duas bicicletas, uma para crianças e outra para os ciclistas em geral, premiando os participantes inscritos.

Sérgio Castro Rocha deixou uma mensagem inspiradora. "Quisemos criar algo que ficasse na memória de todos, não só dos que vivem em Ponte e S. Torcato, mas para todos os vimaranenses. De ano para ano temos vindo a superar as participações o que significa que este é um evento que tem conseguido unir as pessoas. É um evento que vai ficar na história e peço desde já ao meu sucessor que continue a cumprir esta tradição", apelou.

O autarca aproveitou o momento para destacar a importância ambiental do evento, alinhando-o com a futura designação de Guimarães como Capital Verde Europeia em 2026. "Aliar esta tradição ao desporto foi desde logo uma das premissas. Este passeio acaba por motivar as pessoas a adoptar o hábito de andar de bicicletas, e os mais novos acabam por apreciar e pedem para usar mais vezes este meio de transporte. Assim acabamos por cumprir parte deste desígnio ambiental que a todos nós diz respeito", alertou.

O vereador Paulo Lopes Silva, em representação do Município, reiterou o apoio da Câmara Municipal. "Mais uma vez demonstramos o nosso apoio em prol de um evento que junta convívio, sustentabilidade e união, porque hoje estão aqui vimaranenses vindos das mais variadas freguesias do Concelho e é isso que se pretende, uma cidade unida", frisou.

Após a música e os momentos de confraternização, os participantes montaram novamente nas suas bicicletas para o regresso à vila de Ponte. Os autocarros panorâmicos acompanharam o percurso com a mesma alegria, e na passagem pelo estádio do Vitória, foi a vez de passar o hino interpretado pelo vimaranense Zé Miguel. Todos afinaram a voz para cantar a alto e bom som o tema que inaugura todos os jogos do VSC em casa intitulado «Sou Vitória». E assim seguiram caminho. Chegados a Ponte foi a vez de realizar o último sorteio que presenteava a bicicleta mais original.

Com cerca de 30 quilómetros percorridos entre as vilas de Ponte e S. Torcato, os participantes demonstraram satisfação e entusiasmo, garantindo que para o ano há mais, porque «Ponte Não Pára»!

 

Imprimir Email