BIGGER: Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso oferece o Curso Profissional de Esteticista

A procura pelo corpo e rosto perfeitos é cada vez mais uma imposição das mulheres e dos homens dos tempos actuais. A área da beleza tem cada vez mais adeptos e é preciso profissionais certificados para dar resposta a esta realidade. É precisamente aqui que entra o Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso que implementou na sua oferta o Curso profissional de Esteticista. Uma unidade escolar com visão no futuro e nas oportunidades e que garante emprego no final da formação, tal como acontece com o Curso de Técnico de Instalações Eléctricas.

O acesso ao mercado e o bom desempenho profissional de uma Esteticista dependem de um conhecimento específico e profundo nas suas inúmeras vertentes. O Curso de Esteticista na Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso vai abranger todas as áreas temáticas da estética, desde, maquilhagem, massagem, manicure, pedicure, fisiologia e anatomia do corpo humano e variadíssimos tratamentos estéticos.
Será, sem dúvida, um curso avançado e completo para entrar, da melhor forma, no apaixonante mundo da beleza, utilizando as tecnologias de apoio inovadoras e eficazes, e permitindo a actualização permanente no sector.

A convite de Artur da Silva Monteiro, director do agrupamento desde 2009, o professor José Pinheiro passou a coordenar os cursos profissionais e assegura que esta aposta vem colmatar a falta de formação do ensino público nesta área. "Constactamos que no vale do Ave não existia oferta na área de esteticista e resolvemos candidatar-nos. A candidatura foi aceite e a escola avançou com o curso", referiu."

Apesar de ser um curso onde as mulheres são o género dominante, isto não significa que os homens não estejam aptos para o fazer. José Pinheiro já desafiou alguns alunos para integrarem a formação e alguns mostraram-se receptivos. "Ainda existe algum estigma e preconceito, mas acredito que os homens vão começar a apostar nesta área. Gostavamos muito de ter um aluno do género masculino", assumiu.

Ana Nave, professora de português e adjunta da direcção, considera fundamental este Agrupamento ter uma oferta formativa diversificada e os dois cursos profissionais que a Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso oferece são uma garantia de emprego e sucesso profissional. "Ao contrário do que acontece com a maioria dos cursos profissionais que têm poucas saídas profissionais, os nossos garantem 100% de empregabilidade", assegurou.

Elisabete Mendes é a professora responsável pelo Curso profissional de Esteticista e atesta que os alunos que apostarem nesta formação que tem a durabilidade de três anos vão poder abordar todas as áreas da estética. "O que vão aprender vai dar-lhes ferramentas para trabalhar em qualquer área da estética que tem várias vertentes. Claro que no final eles podem optar por trabalhar naquela em que consideram ser melhores", sublinhou.

A escola sede do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso está localizada na vila de Ponte, no entanto, este agrupamento abrange as escolas localizadas nas freguesias vizinhas, estendendo-se até S. Eufémia de Prazins, S. Tirso de Prazins, Corvite e Sande Vila Nova.

Com cerca de mil alunos, este agrupamento tem, como oferta educativa, o Ensino Secundário com o Curso Profissional «Técnico de Instalações Eléctricas» e «Curso Profissional de Esteticista», nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ); o Ensino Regular desde o Jardim de Infância até ao 9.º ano e o Ensino Articulado da Música e Ensino Articulado do Teatro, desde o 4.º ao 9.º anos.

Quem pode inscrever-se 

Para um aluno poder inscrever-se no curso tem de ter o 9.º ano completo ou equivalente.
A escola oferece alimentação, transporte, material escolar, óptimas instalações, estágio em empresas da região (FCT) e bolsa de formação em FCT.
A conclusão com aproveitamento deste curso profissional confere o 12.º ano de escolaridade e um certificado profissional de nível IV.
Depois de concluída a formação, pode prosseguir estudos de Nível Superior, sem submissão a exames nacionais, conforme pode ser consultado no site da DGES – Direcção-Geral do Ensino Superior.

Inscreve-te AQUI ou AQUI 

Após a conclusão do curso, o aluno estará preparado para exercer a actividade profissional em:
Clínicas
Spas
Centros de Dia / Centros de Noite
Unidades Hoteleiras e Termais
Tratamentos ao Domicílio;Ginásios
Institutos de Beleza e outros similares
Gabinete de Estética
Profissional Freelancer
Unidades de Cuidados Paliativos
Exercer a Profissão a Título Privado

Programa do Curso (disciplinas):

Português
Inglês
Área de Integração
Matemática
Física e Química
Biologia
Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano
Gestão e Organização de Serviços
Estudo da Estética
Tecnologias Aplicadas à Estética

 


Imprimir Email