BIGGER: Da Receita até à mesa: o segredo do pão de ló da Mercadona feito em Guimarães

O pão de ló é um clássico e serve muitas vezes de base para diversas receitas de bolos e sobremesas, mas continua a ser destaque das mais variadas receitas de norte a sul do país. O pão de ló da Mercadona surge numa parceria com a Confeitaria Alvorada, em Guimarães, e a receita não podia ser mais simples e tradicional. Feito em formas de barro a lista de ingredientes inclui apenas ovos, farinha e açúcar. O resultado não tem segredos e, tal como se espera, é fofo, com uma massa leve, macia, ligeiramente húmida e um sabor típico.

O segredo?

A Mercadona conta já com 39 lojas em Portugal e, para ter à venda um sortido que vá ao encontro do que os 'Chefes' procuram, conta com uma equipa de especialistas de produto. Estes especialistas (mais de 200), tendo por base os centros de coinovação da empresa (19 em Espanha e 3 em Portugal) trabalham todos os dias para garantir a qualidade no sortido, fazendo provas-cegas com os “Chefes” (Clientes), experimentando novas fórmulas, testando sabores, texturas e outras características que diferenciem os produtos e seguindo o modelo a que chamam Modelo de Coinovação.
O primeiro passo é detetar a necessidade e saber que os 'Chefes' procuram o pão de ló nos lineares.
Ouvir o “Chefe” é o segundo passo pois é através dele, sabendo o que mais aprecia num pão de ló que surge a receita perfeita, com a máxima qualidade e seja com marmelada, com queijo, mais húmido ou mais fofo, o pão de ló é um dos favoritos, especialmente nas festas de Natal e Páscoa.

A Confeitaria Alvorada

Depois de definidas as características do produto, o terceiro passo é encontrar o fornecedor ideal que produza o pão de ló tal e qual como os 'Chefes' o definiram. E é assim que surge a Confeitaria Alvorada que, com mais de 40 anos de experiência na doçaria tradicional portuguesa, conhecia os processos e os segredos. Por isso, a receita de pão de ló da Mercadona tem a textura, sabor e restantes atributos desejados pelo 'Chefes'.

Estar bom e ser bom

Para a Mercadona, na procura da qualidade, não basta que um produto esteja bom: que tenha características distintas, que saiba bem e que a textura seja perfeita… tem de ser bom: garantir a segurança alimentar, ser equilibrado para o corpo e sustentável para o planeta. Por isso este é um processo continuo que não termina depois de se comer o pão de ló porque é necessário acompanhar a sua evolução nas lojas e continuar a garantir, ao longo do tempo, que os 'Chefes' se mantêm apaixonados.

 

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