Rui Passos é o autor do livro «Passpartutto»

Este é já o quinto livro do autor vianense a viver em Guimarães há 10 anos. O amor trouxe-o para o Berço, mas Viana do Castelo continua no coração. Vai à terra natal sempre que pode, respirar o ar que só quem é nativo percebe, e os vimaranenses sabem bem o que isso significa. Conheceu a esposa nos Açores, numa viagem de voluntariado que tinha como objectivo cuidar de crianças que estavam numa colónia de férias na vila de Rabo de Peixe, na Ilha de S. Miguel. "Os voluntários estavam divididos em quatro núcleos, Braga, Porto, Coimbra e Lisboa, e numa dessas viagens conheci a minha mulher. Eu estudava em Braga e ela em Coimbra", explicou.

Tem 35 anos e é pai da Camila com três. Tem um dom especial para as crianças e por isso decidiu licenciar-se em Educação de Infância. "Leio-lhe uma história todos os dias antes de dormir, que é ela que escolhe. Vou tentar incutir-lhe esse gosto."

Quando era pequenino queria ser relatador de futebol. Confidenciou-nos que em criança relatava todos os desportos que jogava, até de matraquilhos. Com o tempo foi perdendo a ideia e nunca chegou a experimentar. Fica aqui o convite para vir fazer um teste aos nossos estúdios, quem sabe se para além de um excelente educador e um magnífico escritor, não descobrimos um brilhante relatador para os jogos do nosso Vitória.

A escrita apareceu bem mais tarde. Confessou que não gostava muito de ler e nem tampouco de escrever, mas criou o hábito da leitura que despoletou o gosto pela escrita.

Conheça o reportório de obras editadas do educador de infância na BIGGERmagazine de Agosto!

 

Imprimir Email