BIGGER: Mercadona fomentou mil novos postos de trabalho em 2021 e aposta 150 milhões de euros de investimento em Portugal para 2022

Com a abertura de nove lojas em 2021, alcançando um total de 29 no país, a previsão para 2022 é a de abrir mais 10 lojas, o que significa mais postos de trabalho. 
A Mercadona realizou, no ano transato, um investimento de 1.200 milhões de euros. Como resultado deste esforço, a empresa finalizou 2021 com um total de 1.662 supermercados, tendo fechado 58 lojas que não se ajustavam ao modelo de loja mais eficiente e sustentável. Manteve igualmente o processo de renovação das suas lojas, finalizando o ano com 1.200 supermercados adaptados ao Modelo de Loja Eficiente (Loja 8). A empresa também continuou com a implantação da secção Pronto a Comer, o que lhe permitiu finalizar 2021 com 825 lojas com esta nova secção.
O seu compromisso de investimento materializou-se na criação de mil novos postos de trabalho directos, estáveis e de qualidade, o que fez subir o total da equipa para 96 mil colaboradores, e destes, 2.500 em Portugal. Além disso, o Comité de Direção acordou subir o salário dos colaboradores de acordo com a subida do IPC de 2,7% em Portugal, para assegurar a manutenção do seu poder de compra e voltou a reconhecer o esforço da equipa com a distribuição de um prémio por objetivos de 375 milhões de euros, que corresponde a 25% do lucro total gerado. Uma decisão tomada em coerência com um Modelo de empresa vigente há 28 anos na qual os colaboradores são o melhor activo dos clientes e essenciais para o crescimento do Projeto Mercadona.

Esta empresa de supermercados físicos e de venda online, aumentou em 2021 as suas vendas consolidadas em superfície constante em 3,3 %, para os 27.819 milhões de euros. Deste total, 415 milhões correspondem às vendas das suas 29 lojas em Portugal, país onde alcançou uma quota de mercado de 3%, após dois anos de presença.

A Mercadona preocupa-se com o meio ambiente e, por isso, prioriza os seus investimentos em projectos sustentáveis. Para continuar a impulsionar o seu compromisso ecológico, investiu mais de 49 milhões de euros em diferentes iniciativas e medidas que contribuem para um impacto mais positivo e sustentável em todas as suas ações. Neste contexto, a empresa continuou a fortalecer a sua Estratégia 6.25, destinando um investimento de 140 milhões de euros até 2025 para conseguir o triplo objectivo de reduzir 25% de plástico, conseguir que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os seus resíduos de plástico. Além disso, através da AENOR, após verificar o impacto da sua pegada de carbono, tanto as suas emissões diretas como as indiretas por consumo elétrico, a Mercadona introduziu novas medidas sustentáveis de descarbonização, como a renovação da frota com combustíveis alternativos, a incorporação de painéis solares em algumas das suas instalações ou a mudança de gases refrigerantes nos equipamentos.

A Mercadona prevê investir um total de 1.100 milhões de euros em 2022 para continuar a impulsionar o seu plano estratégico de transformação. Estes recursos destinar-se-ão, principalmente, à abertura de 68 novos supermercados, 58 em Espanha e 10 em Portugal, à remodelação de 43 supermercados para os adequar ao Modelo de Loja Eficiente, e à implantação da nova secção de Pronto a Comer em mais 150 supermercados. Para isso, a empresa criará mais de mil postos de trabalho em 2022, em Portugal e Espanha. Sendo que o investimento previsto para Portugal é de 150 milhões de euros

O presidente da Mercadona, Juan Roig, afirma que "em 2022 o nosso plano de investimento vai continuar. Tenho a certeza de que com o esforço individual e coletivo dos 96 mil colaboradores, vamos conseguir as metas a que nos propusemos".

 

 

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