PUB: Auchan apresenta os primeiros alimentos com tecnologia blockchain

 

A Auchan apresenta os primeiros alimentos com tecnologia blockchain em Portugal. Esta iniciativa, pioneira na grande Distribuição em Portugal, permite dar a conhecer o percurso de vida dos produtos, desde que saem da terra até que chegam à sua mesa. Com toda a transparência.

As alfaces Vida Auchan foram o produto escolhido para lançar esta iniciativa.
Através de um código QR, colocado na etiqueta do produto, o consumidor fica a conhecer, de forma rápida e intuitiva, todas as etapas de vida do mesmo. Desde o seu processo de produção, manipulação, transformação, embalagem e expedição.

A seguir à alface, esta iniciativa já se alargou ao melão e à melancia e irão seguir-se outros produtos. O objectivo é que, no final de 2022, toda a fileira de produção controlada integre esta nova tecnologia.

José Cordeiro, Responsável Produtos, Fornecedores e Fileiras da Auchan Retail Portugal, apresenta assim esta iniciativa:
A tecnologia blockchain, também conhecida como “protocolo de confiança” por permitir registar dados em rede de uma forma segura, tem a vantagem de mobilizar todos os actores da cadeia de valor numa mesma plataforma. Além disso, aporta grande valor em matéria de segurança alimentar, já que, no final da cadeia, o consumidor passa a poder aceder, de uma forma completamente transparente, a todo o percurso do alimento que se prepara para consumir.

Esta novidade insere-se no nosso movimento, nomeadamente pelo Local e pelo São.
Pelo LOCAL, no apoio e valorização da produção local e nacional. E pelo SÃO, na transparência e segurança dos produtos que comercializa. As parcerias estabelecidas com produtores locais e nacionais têm permitido à marca oferecer produtos de qualidade, saudáveis, com boa rastreabilidade e que respeitam o ambiente, o bem-estar animal e a biodiversidade.

A Auchan tem actualmente uma produção controlada com centenas de referências de produtos de marca própria, 91% provenientes de fornecedores portugueses, assente numa política de responsabilidade social que apoia a comunidade e os pequenos produtores.

Marcações: Auchan

Imprimir Email