Comissão Ambiental promove reflorestação em Souto e Gondomar
Na União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar foi criada uma Comissão Ambiental. Trata-se de um projecto que tem por objectivo dar resposta aos desafios ambientais daquela área do Concelho. Esta Comissão terá como missão actuar em diversas frentes, com especial enfoque na sustentabilidade e na reorganização e reflorestação da vasta área florestal da União de Freguesias.
Como primeira acção pública, a Comissão lança agora um desafio à comunidade: participar na reflorestação de uma área piloto.
Acrescenta o comunicado que "com base na consulta a especialistas, foi identificada uma zona onde será já possível proceder à plantação de espécies autóctones e adequadas ao solo e clima local, entre as quais se destacam o medronheiro, o castanheiro e o pinheiro-manso. Esta iniciativa marca o arranque de um conjunto de acções que se seguirão, e contou também com o valioso contributo de um projecto desenvolvido por duas alunas da Escola Secundária de Caldas das Taipas, residentes na União, inspirado na dinâmica «Uma árvore por cada família».
O principal objectivo desta iniciativa é envolver a população local num movimento colectivo de reconstrução verde, apelando à participação activa de todos os cidadãos na construção
de um futuro ambientalmente mais sustentável.
A acção de reflorestação realiza-se amanhã, sábado, entre as 10h00 e as 13h00, com ponto de encontro marcado junto ao depósito da Vimágua, na Rua de Ramos, em Souto Santa Maria, de onde se partirá em direcção ao local da plantação.
Marcações: reflorestacao, Souto e Gondomar