Guimarães acolhe Fórum Anual da Energy Cities em 2026

images/fotoarquivo/2018/Ambiente/Frum_Anual_da_Energy_Cities.jpg

Guimarães vai acolher o Fórum Anual da Energy Cities – rede europeia de cidades comprometidas com a transição energética – em 2026.

Em comunicado, o Município refere que a realização em Guimarães do evento, reveste-se de particular importância, nomeadamente para a agenda da Capital Verde Europeia, uma vez que o evento irá reunir cerca de 200 cidades comprometidas com políticas inovadoras na área da energia. O anúncio foi feito esta manhã, durante a assembleia geral da organização, no âmbito da edição deste ano do fórum, que está a decorrer em Besançon, França.
Adelina Paula Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, congratulou-se com a decisão, sublinhando que “este será apenas um dos muitos eventos de relevo que vai enriquecer ainda mais todo o plano de atividades previsto para Guimarães ao longo de 2026”.

Já Joaquim Carvalho, director municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Acção Climática e responsável pela área energética, recordou que Guimarães já tinha acolhido esta conferência em 2012, ano em que foi Capital Europeia da Cultura. O facto de a cidade voltar a ser escolhida para sediar este evento durante o ano em que enverga o título de Capital Verde Europeia representa, nas suas palavras, “um claro reconhecimento da instituição pelo trabalho e compromisso da cidade nesta área”.


Marcações: Fórum Anual da Energy Cities 2026

Imprimir Email