Guimarães presente na Valência Cities Climate Week

O município de Guimarães reforçou o seu posicionamento na arena europeia da sustentabilidade na Valência Cities Climate Week. Entre 25 e 28 de Junho, a comitiva vimaranense participou em diversos eventos, nomeadamente a Cities Mission Conference, o European Urban Resilience Forum e o Annual Forum of Energy Cities, com o objectivo de aprender e partilhar boas práticas no contexto do desenvolvimento de um futuro mais verde e sustentável. As diversas iniciativas tiveram lugar na cidade espanhola de Valência, que até ao final de 2024 detém o título de Capital Verde Europeia.

Em comunicado, o Município refere que no primeiro dia do evento, os representantes de Guimarães participaram na Cities Mission Conference 2024, organizada pela NetZeroCities, onde tiveram a oportunidade de apresentar o progresso do município em matérias de sustentabilidade. Além da participação em diversos workshops, a equipa destacou a importância do investimento local na investigação e educação ambiental e do selo Mission Label. Neste ponto, refira-se que Guimarães recebeu este certificado da Comissão Europeia em Março, graças ao compromisso de alcançar a neutralidade climática até 2030, inscrito no Contrato Climático submetido.

Já o segundo dia ficou marcado pelo 35º aniversário do Annual Forum of Energy Cities e pela campanha «Cities Heat Detox», do Convenant of Mayors – Europe. Carlos Ribeiro, director executivo do Laboratório da Paisagem, e Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, foram oradores num workshop organizado pela NetZeroCities sobre o envolvimento dos cidadãos na transição sustentável, dando destaque ao comprometimento da indústria no Pacto Climático de Guimarães. A equipa teve, ainda, a oportunidade de partilhar as boas práticas do município na área da gestão de resíduos e economia circular, num workshop organizado pela Energy Cities.

As comemorações do Annual Forum of Energy Cities prolongaram-se até ao terceiro e último dia da Valência Cities Climate Week, durante o qual a comitiva vimaranense participou na assembleia geral e na reunião da rede das cidades vencedoras e finalistas da Capital Verde Europeia e do prémio European Green Leaf. A equipa destacada fez, ainda, duas apresentações de destaque na sessão «Let's make it work» da Energy Cities e no workshop «Unlocking Finance for Smart Resilient Cities», do European Urban Resilience Forum.

Refira-se que a presença na Valência Cities Climate Week é mais um passo de Guimarães no caminho rumo ao título de Capital Verde Europeia em 2026. Neste sentido, e além das mudanças já conseguidas no território em matérias de sustentabilidade, com impacto positivo no futuro, o município tem continuado a trabalhar em conjunto com a população e os stakeholders locais para atingir a neutralidade climática e assegurar a proteção do ambiente no território.


Marcações: Maratona de Valência

Imprimir Email