VÍDEO: Projecto «SEM invasoras» do Laboratório da Paisagem lança vídeo

O projecto SEM Invasoras, do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, acaba de lançar um vídeo onde procura sensibilizar os vimaranenses para a problemática associada à ocorrência das espécies exóticas invasoras, nomeadamente a divulgação da proibição da sua utilização como espécies ornamentais e importância da sua substituição por outras espécies sem impactes sobre o ambiente.

No vídeo, uma amiga oferece a outra Erva-das-plumas (Cortaderia selloana), que rapidamente se propaga e multiplica. Trata-se de um exemplo de uma espécie invasora de crescimento rápido e grande capacidade de dispersão. Com origem na América do Sul é utilizada para fins ornamentais, invade principalmente áreas degradadas, dunas costeiras e margens de vias de comunicação.

O SEM Invasoras, financiado pelo Fundo Ambiental, contempla as componentes de investigação, educação e sensibilização e comunicação, visa contribuir para o aumento do capital natural de Guimarães, promovendo o conhecimento, a conservação, a protecção e a promoção da biodiversidade.

Ao longo da execução deste projecto, estão a ser testados métodos físicos de controlo e erradicação das espécies Pennisetum villosum e Fallopia japonica, utilizando materiais ecológicos e biodegradáveis que, ao se decomporem, aumentam a fertilidade do solo, permitem sementeira e criam um microclima ideal para uma rápida germinação de plantas autóctones. Estão também a ser realizadas campanhas dirigidas à população em geral e a técnicos municipais, alertando para a problemática das espécies exóticas invasoras e os seus impactes ecológicos, sociais e económicos nos ecossistemas.

 


Marcações: Laboratório da Paisagem, SEM invasoras

Imprimir Email