Programa RRRCICLO transforma máscaras e vestuário em cabides e mantas

O Município de Guimarães vai distribuir um total de 5.000 cabides, 2.000 suportes de telemóvel, 140 mantas e 800 sacos, feitos a partir de resíduos de máscaras cirúrgicas e de materiais têxteis pós-consumo.

A iniciativa decorreu no âmbito do programa de economia circular RRRCICLO e vai apoiar abrigos animais, diferentes associações de comerciantes locais, assim como instituições de ensino, em particular as escolas de Pevidém e Taipas, onde vão ser distribuídos 2.000 suportes de telemóvel. O objectivo é premiar os alunos que mais contribuíram para a separação de máscaras no projecto «Recolher e Valorizar», que teve início em 2021.
Integrando vários parceiros, como a To Be-Green e o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos e a Vitrus Ambiente, foi possível recolher mais de 25 mil máscaras descartáveis.
Relativamente aos resíduos têxteis, já foram processadas para reciclagem mais de 20 toneladas de vestuário pós-consumo.

No âmbito do projecto, serão ainda colocados quatro contentores para resíduos têxteis nas Escolas Secundárias, promovendo a recolha selectiva dos referidos resíduos tendo em vista a sua valorização.

Os cabides e mantas vão ser apresentados numa sessão marcada para amanhã, às 15h30, nas arcadas do Largo da Oliveira


Marcações: máscaras, rrrciclo, mantas, cabides

Imprimir Email