Guimarães é uma das 123 cidades mundiais líderes na acção climática

Guimarães foi reconhecida pela Carbon Disclosure Project (CDP) como uma das 123 cidades em todo o mundo que estão a assumir uma liderança ousada em acções ambientais e transparência, apesar das pressões de uma situação económica mundial desafiadora. Apenas 12% das cidades classificadas em 2022 conseguiram classificação máxima (A), pelo esforço que estão a fazer na redução das emissões e pela sua capacidade de criar resiliência aos impactos das alterações climáticas em todo o território. Desde 2018, é a quarta vez que Guimarães obteve a classificação de liderança neste relatório.

Pela primeira vez, mais de 1.000 cidades receberam, pela CDP, uma classificação pela sua acção climática. Em 2022, foram mais 965 cidades do que as classificadas em 2021, e pouco mais de uma em cada dez cidades classificadas pelo CDP (12% dessas cidades) receberam classificação A.

O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, sublinha que “Guimarães tem sido reconhecida pela sua ambição, liderança e transparência na acção climática. Este reconhecimento, neste momento, é de vital importância pois demonstra que estamos alinhados e comprometidos com o Acordo de Paris, com o Green City Accord, com o Pacto de Autarcas e com a Missão das 100 cidades da UE para a Neutralidade Climática”.

Domingos Bragança acrescenta que “este é o resultado de um trabalho contínuo e em desenvolvimento, tendo por base o Ecossistema de Governança Guimarães 2030, que incorpora a acção municipal, a academia, o sector empresarial, as associações, as escolas e os cidadãos, e de um elevado compromisso político, que Guimarães está a efectuar ao longo dos últimos anos. Exemplo disso são algumas acções como a descarbonização do transporte público, as ecovias dos rios Ave, Selho e Vizela, a promoção da eficiência energética nos edifícios públicos e de habitação social, a prevenção de riscos naturais (bacias de retenção), a estratégia para a economia circular (rrrciclo), o plano de acção para a circularidade da água (Capt2), os projectos de promoção da natureza e biodiversidade, o alargamento dos espaços verdes e o reforço da educação ambiental e mobilização dos cidadãos (Programa Pegadas e Brigadas Verdes)”.

Todos estes projectos serão uma base importante da candidatura a Capital Verde Europeia, que será submetida no próximo ano, e na qual esperamos ver reconhecido o trabalho que Guimarães tem realizado.

Marcações: Carbon Disclosure Project

Imprimir Email