Protecção Civil apela a medidas preventivas para diminuir riscos com a chuva e vento

A Protecção Civil Municipal de Guimarães apela à adopção de medidas preventivas e de auto-protecção que visem a diminuição dos riscos associados a eventuais fenómenos de precipitação intensa, ventos fortes e instabilidade de taludes ou deslizamentos de terras.

No início de mais um ano hidrológico que ocorre no mês de Outubro, aquela entidade aconselha à desobstrução dos sistemas de escoamento dos quintais, varandas e limpeza das sarjetas e caleiras dos telhados, removendo folhas e areias. É ainda aconselhado a fixar ou remover todas as estruturas que possam ser facilmente movimentadas pelo vento forte. Em situações de terreno inclinado e em áreas ardidas, deve-se evitar cortes rasos de material lenhoso e remover/triturar os sobrantes de cortes de árvores, especialmente junto a linhas de água.

A Protecção Civil aconselha ainda a adopção de uma condução defensiva aquando de precipitação intensa, por forma a reduzir a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água.


Marcações: Protecção Civil, medidas, preventivas

Imprimir Email