«How Forests Save People» junta jovens na defesa do ambiente em Guimarães

Mais de três dezenas de jovens oriundos da Rússia, Itália, Sérvia, Ucrânia, Grécia, França, Espanha, México, Alemanha e Turquia vão estar em Guimarães a partir desta sexta-feira, no âmbito do projeto “How Forests Save People” promovido pela Associação juvenil SYnergia.

Este projecto, financiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, visa aumentar a consciência pública sobre a importância da natureza nas nossas comunidades, trabalhando o tema das florestas, a sua preservação e o seu impacto na qualidade de vida. Informar e responsabilizar as gerações mais novas, divulgando medidas preventivas contra a possibilidade de incêndios e outros desastres naturais, bem como a importância da preservação e protecção de áreas verdes, vida selvagem e ecossistemas, é também um objectivo.

Ao longo de 10 dias, em ambiente de campo de trabalho internacional, este grupo realizará diversas atividades relacionadas com o ambiente, nomeadamente limpeza das margens do rio Selho, trabalhos de recuperação de áreas queimadas e infraestruturas afetadas pelo fogo, limpeza de florestas, plantação de árvores autóctones, recuperação de infraestruturas degradadas e afetadas por incêndios, entre outras.

O grupo abordará ainda as problemáticas do desperdício alimentar, tais como "Estilo de vida zero", "Como a floresta salva as pessoas e conservação do solo e da água".

O projecto “How Forests Save People” conta com a parceria do Laboratório da Paisagem, da Câmara Municipal de Guimarães, do Centro de Escuteiros de Guimarães e da Irmandade da Penha.

Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem, Irmandade da Penha , “How Forests Save People”

Imprimir Email