Baloiçar na margem do Ave e explorar parque de lazer da Ínsua na vila de Ponte

Baloiçar, respirar o ar refrescante e contemplar o rio Ave num dos trilhos do seu demorado caminho até ao mar. É este um dos encantos que se pode encontrar no parque de lazer da Ínsua, na vila de Ponte, onde a instalação do Baloiço dos Moinhos trouxe um novo atractivo à margem direita do curso de água que ali pode ser descoberta numa harmonia entre a vegetação e os vestígios da ocupação humana.

O Baloiço dos Moinhos é já um dos equipamentos preferidos pelos utilizadores daquele equipamento, estando dotado da robustez necessária para que a experiência sensacional de leveza proporcionada pelo ritmo do movimento de vai-e-vem possa ser usufruída por pessoas de qualquer idade, género, peso e altura.

O Presidente da Junta de Ponte admitiu que a ideia surgiu inspirada em outros "bons exemplos", motivando já o interesse de outros autarcas. "Sempre que vejo bons exemplos em outros locais, procuro verificar se haverá em Ponte a possibilidade de os implementar", indicou Sérgio Castro Rocha, ao recordar o processo de instalação do baloiço e a escolha do local, "junto ao açude". "O parque tem uma grande extensão e consideramos que aquele era o local onde se integrava perfeitamente com as características do lugar, abrangendo todo o corredor verde que permitiu reabilitar a margem do rio Ave, devolvendo-a à fruição pública", acrescentou o autarca, fazendo questão de sublinhar que o baloiço é um equipamento que está devidamente certificado. "A segurança está acima de tudo", frisou, continuando: "A Junta de Freguesia é uma entidade pública e tem que pautar a sua acção pela legalidade. Por isso, procuramos arranjar uma empresa que construísse e disponibilizasse este tipo de equipamento com o selo de garantia de segurança, cumprindo o requisito de utilizar materiais recicláveis na sua construção. "O baloiço de Ponte é feito com materiais reciclados", afiançou, reconhecido pelo interesse que o equipamento tem despertado na população e até pelo exemplo que tem constituído para outros autarcas. "Dois autarcas de Lisboa contactaram a Junta de Freguesia para obterem informações sobre a aquisição do Baloiço dos Moinhos e já procederam à sua colocação, o que é bom sinal", comentou.

"São materiais reciclados, mas é um composto bastante sólido, seguro, correspondendo aos requisitos que desde a primeira hora foram solicitados", elucidou o autarca, advertindo que sabia de antemão que o equipamento seria muito procurado. "A garantia que nos deram é que o baloiço é 100 por cento seguro. Os anos vão passando e naturalmente terá de ser requalificado, mas é um prazer saber que pode ser utilizado por todos, é um baloiço comunitário", apontou, ao sustentar como meta da Junta de Freguesia o processo de valorização da zona ribeirinha do rio Ave.

A autarquia tem prevista a requalificação de uma ponte, actualmente interdita, e que permite a ligação com a parte da vila localizada na margem direita do rio Ave. "É a forma de aproximar e unir as duas zonas da vila. É um projecto que está a ser desenvolvido em articulação com o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), da Universidade do Minho", avançou.

O Presidente da Junta de Ponte manifestou ainda o desejo de poder ser criada uma passagem subterrânea, na zona da ponte sobre a EN 101, de forma a que toda a margem esquerda do rio, na área territorial daquela vila, possa ser percorrida. "Será uma passagem pedonal subterrânea que permitiria ligar com o corredor verde até ao limite com a freguesia de Prazins Santa Eufémia", apontou Sérgio Castro Rocha, esperando que a concretização possa ficar concluída até ao próximo ano.

Marcações: Rio Ave, Ponte, Junta de Freguesia de Ponte, Baloiço

Imprimir Email