Laboratório da Paisagem promove eleição da «Árvore do Ano de Guimarães» 2022

Pelo segundo ano consecutivo o Laboratório da Paisagem está a promover a eleição da “Árvore do Ano de Guimarães”. "Uma acção que para além de assinalar o Dia Mundial da Árvore, que se comemora a 21 de março, pretende alertar para a importância da preservação das árvores centenárias e classificadas de interesse público pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. No total há 15 destes exemplares em território vimaranense. Refira-se que em relação ao ano passado foram classificadas mais sete árvores", refere a Instituição.

Entre as opções para a “Árvore do Ano de Guimarães” de 2022 estão três Cedros-do-himalaia, todos localizados no Cemitério Municipal da Atouguia. Há também três Pinheiros-mansos, em Silvares, em Briteiros S. Salvador (Citânia de Briteiros) e em Moreira de Cónegos.

Na Penha há dois exemplares classificados, um Eucalipto e um Pseudotsuga, também conhecido como Abeto-de-Douglas ou Pinheiro-do-Oregonna. No jardim do Paço dos Duques de Bragança há dois Plátanos centenários. A votação estão também duas camélias, uma na Casa de Covilhã, em Fermentões e outra na Casa de Margaride, em Mesão Frio. Também na Casa de Margaride há outros exemplares classificados, nomeadamente uma Pereira e um Dióspireiro. Por fim, pode votar na Oliveira situada nos claustros do Museu de Alberto Sampaio.

O Laboratório da Paisagem disponibiliza-lhe uma página com a informação mais importante de cada exemplar classificado de interesse público. 

Pode participar em: https://www.labpaisagem.pt/arvoredo-classificado-de-interesse-publico-em-guimaraes/

A votação está aberta até 20 de março, sendo o vencedor anunciado no dia 21, Dia Mundial da Árvore.

Marcações: Laboratório da Paisagem, árvore do ano

Imprimir Email