SMS anuncia queda de uma pernada de um velho sobreiro na Citânia de Briteiros

A Sociedade Martins Sarmento anunciou a queda de uma pernada de um velho sobreiro na Citânia de Briteiros sobre uma das ruas do antigo castro.

Em comunicado, aquela instituição vimaranenses, refere que o colapso terá sido provocado pela "localização de podridão húmida no ponto em que esta pernada saía do tronco da árvore". Ainda segundo a Sociedade Martins Sarmento, o sobreiro em causa será, provavelmente, uma das árvores mais idosas da Citânia, posto que foi já identificado como "sobreiro grande" por Martins Sarmento, no século XIX, como referência de localização das escavações.
A queda ocorrida accionou os meios necessários para proceder à remoção dos elementos caídos e restabelecer a circulação de visitantes naquele ponto. Foi uma operação realizada pela empresa Vitrus Ambiente, com acompanhamento da SMS, e com o auxílio da equipa de sapadores florestais da Associação de Silvicultores do Vale do Ave, que se encontra em vigilância na Citânia.

Segundo a Sociedade Martins Sarmento, concluiu-se que alguns pontos da árvore mostravam risco iminente de queda que poderia colocar em perigo as pessoas que visitam a Citânia de Briteiros. Neste contexto, o Serviço Municipal de Proteção Civil, deslocou-se ao local, confirmando a situação. Ouvido o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, foi realizada uma poda de limpeza deste sobreiro, pela Vitrus Ambiente, removendo partes da árvore que denunciavam algum apodrecimento.

As operações foram dificultadas pelo facto do sobreiro se localizar num ponto onde apenas se pode aceder a pé. O trajeto de rechega do material lenhoso foi previamente escolhido, de forma a não danificar os elementos arqueológicos.


Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Citânia de Briteiros, sobreiro

Imprimir Email