«Poliniza-te» quer alertar para a importância dos polinizadores

O Laboratório da Paisagem acaba de lançar mais um projecto de investigação e educação ambiental, que pretende alertar para a importância da preservação dos polinizadores. O "Poliniza-te" quer sensibilizar e capacitar a comunidade em geral, através de atividades teóricas e práticas, sublinhando o papel destes agentes, responsáveis pela polinização de cerca de 80 por cento das plantas cultivadas.

Entre abelhas, vespas, moscas, borboletas, escaravelhos, formigas ou joaninhas, em Portugal, há mais de um milhar de espécies de insetos polinizadores, mas há também alguns mamíferos e aves.

O projecto procura colaboração para travar e inverter o declínio dos polinizadores, produzindo e partilhando um conjunto de recursos didáticos e pedagógicos, como um guia de campo. À boleia do "Poliniza-te", os investigadores do Laboratório da Paisagem vão igualmente avaliar e monitorizar os polinizadores em Guimarães, ao mesmo tempo que serão implementadas estratégias e práticas amigas dos polinizadores.

O projecto arrancou esta sexta-feira com uma actividade na Horta Pedagógica de Guimarães, onde estiveram presentes três dezenas de alunos da EB1 Oliveira do Castelo. Os jovens ajudaram na "Plantação de um prado florido", através do processo de bombas de sementes, que cada produziu.

 

Marcações: Laboratório da Paisagem, Horta Pedagógica de Guimarães

Imprimir Email