«O Ave Para Todos»: o livro que pretende servir de inspiração na protecção do rio

O Laboratório da Paisagem apresentou esta sexta-feira o livro «O Ave Para Todos», no Instituto de Design de Guimarães, perante entidades e alunos das várias escolas envolvidas no projecto, bem como juntas de freguesia e brigadas verdes directamente ligadas ao rio Ave. Trata-se de uma publicação que tem por objectivo educar, investigar e comunicar na preservação da bacia hidrográfica do rio Ave, que contou, para além da comunidade escolar, com a colaboração do Município de Guimarães e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). 

O director executivo do Laboratório da Paisagem defendeu que o livro pretende servir de inspiração para outros projectos do mesmo âmbito, num contexto de replicabilidade que beneficiará o rio Ave como um todo e, assim, todos os municípios que por ele são atravessados. Carlos Ribeiro afirmou que a defesa dos rios passará também por "educar" os cidadãos. "Não se consegue transformar o território sem primeiro transformar os cidadãos. Esse é um factor determinante para o nosso objectivo. Essa transformação dos cidadãos faz-se através da criação de uma maior identidade, de uma maior relação entre o homem e o rio, formando os mais jovens e os nossos voluntários. Assim seremos capazes de transformar o território, cientes que essa transformação terá uma solidez maior, porque é alicerçada no conhecimento de todos", vincou o responsável, acrescentando que este é um livro "metodológico, informativo e que deve ser replicado pelos municipios".   

O vice-presidente da APA, Pimenta Machado, sublinhou a importância de formar os mais jovens, com "literacia ambiental" e lançou o desafio à comunidade escolar para fazer uma avaliação da eficiência dos usos da água.

Na sua intervenção, o presidente do Município, Domingos Bragança alertou para que a proteção do Rio Ave deve estender-se aos respectivos efluentes. "Todos os efluentes que vão dar ao rio Ave tem de estar em condições ecológicas e não podem estar poluídos. Devemos proteger toda a bacia hidrográfica do rio Ave e todo o seu ecossistema", apontou.

Marcações: Livro, Laboratório da Paisagem, Rio Ave, O Ave para Todos

Imprimir Email