União Europeia considera "Boa Prática" Plataforma Urbana implementada em Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães, através da Divisão de Sistemas Inteligentes e de Informação, está a implementar uma Plataforma de Inteligência Urbana, no sentido de obter respostas aos desafios diários através da digitalização, com base nos dados recolhidos em meio urbano. Em comunicado, a Autarquia explica que o projecto, desenvolvido em colaboração com a Ubiwhere, foi considerado uma "boa prática pela Comissão Europeia, dado que prima pela sua acessibilidade e abrangência, garantindo informação sobre vários domínios, desde a mobilidade urbana e eficiência energética à qualidade do ar, tendo sempre como objetivo principal, o apoio à decisão para a sustentabilidade".

A plataforma urbana em Guimarães é um painel de instrumentos da cidade com suporte ao mapeamento que exibe informações em diferentes domínios. Apresenta a informação, actualizada em tempo real, de diversos domínios, proveniente de diferentes fontes como sensores, serviços, e a própria comunidade de cidadãos. Suporta as actividades operacionais como avisos de acidentes rodoviários, movimentação de trânsito e disponibilização de vagas de estacionamento. Através da integração destas fontes de informação e da harmonização de dados, as oportunidades de análise são notadas em tempo real, fornecendo atualizações para decisões fidedignas.

Através desta Plataforma Urbana é possível obter dados de cariz político-estratégico, sobre a qualidade de vida e a sustentabilidade, com painéis personalizados bem como de relatórios de performance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) centrados na mobilidade, ambiente, turismo, energia e resíduos. Devido a estas caraterísticas únicas, a implementação da Plataforma Urbana em Guimarães foi considerada uma boa prática pela Comissão Europeia.

A plataforma apoia actividades operacionais como o encaminhamento para acidentes de trânsito e a disponibilidade de lugares de parque. Também fornece informações sobre o consumo de energia de iluminação pública, ou relatórios sobre os objectivos de ODS em diferentes domínios (mobilidade, ambiente, turismo, energia, resíduos). A plataforma reúne dados de diferentes fontes, seja de sensores, de plataformas ou serviços via APIs, ou directamente de cidadãos (por exemplo, problemas de rua).

Marcações: União Europeia, Plataforma Urbana

Imprimir Email