Candidatura da Montanha da Penha a Área de Paisagem Protegida apresentada à vereação vimaranense

Os valores naturais, paisagísticos e culturais da Montanha da Penha foram identificados e constam do Relatório que será submetido ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para apreciação com vista à classificação daquele espaço como Área de Paisagem Protegida Local.

Os resultados do trabalho que tem sido desenvolvido foram apresentados esta manhã à vereação vimaranense por David Fernandes que fez uma exposição, no período antes da ordem do dia.

Do levantamento exaustivo efectuado, foram apontados algumas características que fazem dos 350 hectares num território "único": 10 habitats protegidos dos quais dois são de conservação prioritária, 123 espécies de fauna, 321 espécies de flora, 60 pontos de interesse geológico a paisagem e os valores culturais fazem da Montanha da Penha um território em que prevalece “a interação harmoniosa do ser humano com a natureza”.

David Fernandes realçou os valores naturais, paisagísticos e culturais presentes no território da Montanha da Penha, abrangendo áreas das freguesias da Costa, Abação, Infantas e Mesão Frio, tocando áreas de Urgezes e Pinheiro.

Por exemplo, nos 350 hectares a classificar foram identificadas 123 espécies de aves, mamíferos, anfíbios e répteis, correspondendo a cerca de 33 por cento do total de espécies presentes em Portugal. “É um excelente repositório de fauna em Portugal”, disse o especialista, destacando ainda o património geológico muito relevante que deve ser aproveitado por apresentar os afloramentos rochosos “de maior calibre” na zona norte.

 

Marcações: reunião de câmara, Montanha da Penha, Área de Paisagem Protegida Local

Imprimir Email