Espectáculo une estudantes e moradores em torno do acto de cuidar
Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, moradores dos bairros sociais geridos pela Casfig e utentes do projecto Portas Abertas (uma parceria entre a Cruz Vermelha, o Município de Guimarães e o CAES - Centro de Alojamento de Emergência Social) encontraram-se em palco para dar vida ao espectáculo CUIDAR — uma criação colectiva construída a partir das suas próprias vivências.
O espectáculo CUIDAR será apresentado ao público amanhã, quinta-feira, 8 de Maio de 2025, às 18h30, no Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães.
Este momento marca o culminar do primeiro Laboratório de Criação do projecto COMvivências, uma iniciativa da Paisagem Periférica Associação, integrada no programa Partis & Art for Change III, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação La Caixa. Esta iniciativa visa promover o acesso à criação artística a públicos em situação de vulnerabilidade, reforçando os laços comunitários e sociais através da arte.
"Mais do que um espectáculo, CUIDAR é um exercício de empatia e presença que desafia os limites da cena e da vida, celebrando a diversidade dos corpos, das histórias e dos modos de estar no mundo", refere a organização em comunicado.