Prémio Uniservitate distingue projecto «Ser cuidadoso» do Centro Social da Irmandade de S. Torcato

O Centro Social da Irmandade de S. Torcato ganhou um prémio com o seu projecto «Ser cuidadoso». Distinção conseguida no âmbito do Prémio Uniservitate a que se apresentaram mais de 300 candidaturas de todo o mundo.

Em declarações ao Grupo Santiago, a directora técnica do Centro Social da Irmandade de S. Torcato, Catarina Vieira da Silva, fala de um projecto apresentado pela Universidade Católica de Braga e criado e implementado naquela instituição vimaranense.
"Foi um projecto que ficou em primeiro lugar e foi muito elogiado. Na sessão de entrega de prémios o projecto foi muito elogiado, falaram e abordaram temas que foram de extrema valorização na análise do processo de candidatura, na sua forma bem estruturada, que promove uma reflexão sobre os problemas reais da população envelhecida", afirmou.

Ainda de acordo com Catarina Vieira da Silva o projecto que tem como grande objectivo preparar futuros profissionais para os múltiplos desafios que se colocarão aos finalistas em serviço social, incluiu realização de entrevistas, diagnóstico social sob orientação da directora técnica da instituição, que avalia necessidades, tentando compreender fragilidades e lacunas que importa trabalhar.
O projecto envolveu 30 utentes e 15 jovens licenciados e segundo Catarina Vieira da Silva, o prémio obtido abre novos desafios, nomeadamente com investimento do valor atribuído.
"Regra geral quando pensamos no trabalho social achamos que não é tão apelativo e conseguimos perceber isso até porque os próprios estudantes, numa fase inicial ficam um bocadinho confusos, mas a verdade é que é fundamental trabalhar com pessoas idosas e também para tentarmos terminar com as constantes ideias idadistas que a sociedade tem e muitos de nós sem darmos conta estamos constantemente a fazer e nesse aspecto é um projecto muito interessante que vai continuar a ser desenvolvido", afirmou.
O Prémio Uniservitate é um reconhecimento global das melhores experiências de aprendizagem de serviço solidário no Ensino Superior Católico. Baseia-se na afirmação do Pacto Global sobre Educação: «O verdadeiro serviço da educação é a educação para o serviço».


Marcações: Ser cuidadoso, Centro Sociall Irmandade S. Torcato, Prémio Uniservitate

Imprimir Email