JMJ Lisboa 2023: 348 peregrinos vão representar Arciprestado de Guimarães e Vizela
O Arciprestado de Guimarães e Vizela vai estar representado na Jornada Mundial da Juventude com 348 peregrinos, de diferentes idades. Este foi o número de pessoas inscritas e que se preparam para partirem rumo a Lisboa, onde vão ao encontro com o Papa Francisco.
Rosa Machado, da equipa arciprestal da pastoral dos jovens, considera que "será uma grande experiência" para a representação vimaranense porque para a quase totalidade "será a primeira vez que vão assistir a um evento com esta dimensão".
A preparação está a ser feita desde que foi anunciada a realização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal. "Trabalhamos a componente espiritual, com a realização de vários encontros, estando a vertente logística a ser organizada em parceria com a equipa diocesana que se disponibilizou a colaborar assegurando o transporte", referiu a responsável que, em 2016, participou na Jornada Mundial, realizada na cidade de Cracóvia, na Polónia.
Durante a celebração, os peregrinos vão ficar alojados em famílias de acolhimento ou em espaços colectivos, existindo duas modalidades de participação: uns viajarão na próxima segunda-feira (dia 31) e outros no dia 4 de Agosto, permanecendo todos até ao dia 6 de Agosto no evento que contará com a presença do chefe da Igreja Católica.
No grupo de Guimarães, uma criança de cinco anos está inscrita e acompanhará a progenitora no momento único.
Para a JMJ Lisboa 2023, os participantes de Guimarães estão distribuídos em duas modalidades diferentes de inscrição, que se distinguem entre si pela duração da permanência e pelo conteúdo. Os pacotes incluem o kit do peregrino, seguro de acidentes pessoais e transporte gratuito durante o período da Jornada, o alojamento e ou alimentação. "No fundo, são umas férias inesquecíveis", frisou, confiante que o encontro será "um momento de partilha, uma grande oportunidade de abertura e conhecimento em que sairá reforçada a pastoral dos jovens, ficando mais rica e activa para enfrentar os próximos tempos".
Marcações: Jornada Mundial da Juventude