Revista de Guimarães Júnior: Cerimónia de entrega de prémios marcada para o próximo sábado na SMS

A Sociedade Martins Sarmento inaugura este sábado, às 15h00, a exposição dos trabalhos submetidos a concurso no âmbito do primeiro número da Revista de Guimarães Júnior!

A revista foi pensada para ser lançada e distribuída na Festa Escolar do 9 de março, como complemento à centenária Revista de Guimarães, órgão científico da Sociedade Martins Sarmento. "A intenção de criar uma revista infanto juvenil, que utilizasse a ilustração como base da comunicação, teve como objetivo sensibilizar o público mais jovem para a valorização e preservação do património material e imaterial", refere a Instituição.

"No primeiro número apresentamos a Sociedade Martins Sarmento, a sua história, os seus espaços, as suas coleções e as suas atividades. Aproveitamos a oportunidade para homenagear Joaquim Santos Simões que nasceu há 100 anos, dando a conhecer perspetivas da sua infância, com a intenção de inspirar as novas gerações", acrescenta.

"Uma parte fundamental da génese desta revista prende-se com a vontade de envolver a comunidade escolar na sua construção. Para tal, promovemos dois concursos (crónica e ilustração) sobre o tema Património, com a intenção de fomentar a reflexão e o interesse das novas gerações".

Esta é uma revista coordenada pelo Serviço de Mediação Cultural, que contou com a colaboração da equipa da Sociedade Martins Sarmento. Foi um projeto financiado pela Câmara Municipal de Guimarães no âmbito do Impacta. "É uma revista criada para os alunos, onde damos a conhecer os trabalhos premiados nos concursos de ilustração e crónica, nas várias categorias de miúdo, júnior e graúdo".

No próximo sábado, pelas 15h00, será inaugurada a exposição dos trabalhos submetidos a concurso na Galeria de Exposições temporárias e será realizada a cerimónia de entrega dos prémios destes concursos, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento.

terça, 14 março 2023 10:36 em Sociedade

Marcações: Revista de Guimarães Júnior

Imprimir