Greve: Transdev apela ao "diálogo" e mostra-se "disponível" para negociar

A Transdev apelou ao "diálogo" e mostrou-se "disponível" para negociar "com todos os seus trabalhadores e representantes, sem deixar nenhuma estrutura sindical fora deste processo".

Em comunicado emitido a propósito da greve convocada para hoje, pelo STRUN, a Transdev informa que "o impacto nas operações, e respectiva repercussão para os passageiros, está circunscrito a duas áreas operacionais, sendo que nas restantes regiões, a adesão à paralisação é marginal e não se esperam perturbações na operação. No total nacional, a adesão à greve ronda os 9,91%".

"A Transdev apela ao diálogo, sublinhando a disponibilidade para negociar com todos os seus trabalhadores e representantes, sem deixar nenhuma estrutura sindical fora deste processo", realça a empresa.

No comunicado, a Transdev esclarece que, em julho de 2022, "assinou um acordo amplo de contratação colectiva com todas as estruturas sindicais representativas dos seus trabalhadores (FECTRANS/CGTP, STTAMP e SNMOT) com impactos positivos para o futuro". 

"Esse acordo aumentou a remuneração dos motoristas em mais de 8% para o ano 2022. Também marcou uma evolução muito positiva na organização dos tempos de trabalho e na formalização de direitos há muito reclamados pelos trabalhadores, bem como, concedeu novos benefícios sociais acrescidos, donde se destaca, a atribuição de um seguro de saúde para todos os trabalhadores", manifesta a empresa.

"Entretanto", continua o comunicado, "para o ano de 2023, a Transdev já avançou para um valor de 55€, equivalente ao aumento verificado no salário mínimo nacional para todos os trabalhadores, com efeitos desde janeiro deste ano".

"Este aumento em nada prejudica as negociações em curso com os representantes sindicais, que tem registado importantes progressos, mas possibilita que os trabalhadores não tenham de esperar pelo fim das negociações para verem a sua situação melhorar, sobretudo numa altura de forte impacto inflacionista.

O acordo coletivo assinado estabelece a existência de uma comissão paritária que constitui a estrutura estabelecida para o diálogo em torno do acordo colectivo, o que tem vindo a ocorrer com regularidade, e com sentido de co-construção", conclui o comunicado, sem precisar qual o impacto da greve na área  da Comunidade Intermunicipal do Ave.

 

quarta, 01 março 2023 12:23 em Sociedade

Marcações: greve, Transdev

Imprimir