Reunião de Câmara: Voto de pesar pela morte de Raimundo Fernandes

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade esta quinta-feira um voto de pesar pela morte do vimaranense Raimundo da Silva Fernandes (04-12-1943/20-01-2023), empresário com uma carreira profissional desenvolvida no ramo do comércio de têxteis, mas que "dedicava os tempos livres à procura, aquisição, recolha e classificação dos mais variados objectos onde figurassem referências a Guimarães, dando origem a uma das mais valiosas coleções iconográficas existentes na Cidade".

"Porventura por ter nascido e sempre ter vivido tendo o Campo de São Mamede por vizinho, D. Afonso Henriques constituía o principal foco do seu interesse, razão pela qual reuniu e coleccionou milhares de objectos, dos mais variados, onde figura a imagem do primeiro Rei de Portugal.

Amável e disponível, cedia de bom grado peças da sua preciosa coleção sempre que solicitado, para enriquecer exposições e mostras com exemplares únicos que em muito as enriqueciam", refere o texto do voto de pesar, lido pelo Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, durante a reunião da vereação vimaranense.

"Fica na memória de todos o seu decisivo contributo para a exposição “D. Afonso”, promovida em 2009 para assinalar os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, para a qual cedeu um significativo número de peças da sua colecção.

A sua fervorosa paixão pela sua terra e o seu arreigado vimaranensismo fazem com que a partida de Raimundo Fernandes empobreça Guimarães e seja sentida e lamentada por todos, o que justifica que proponha a aprovação do presente Voto de Pesar, endereçando à sua Família e Amigos a expressão das sentidas condolências desta Câmara Municipal", acrescentou o Edil.

Em 2017, a Casa da memória de Guimarães dedicou-lhe uma exposição que permitiu aos visitantes entrar no universo das suas colecções, onde está sempre presente o amor a Guimarães, um espólio único e variado divulgado no País e no Mundo, quer em exposições, quer em diversos estudos científicos.

Coleccionador de moedas, de pintura, de escultura, de fotografias, de postais, de livros, de medalhas e dos mais curiosos artefactos de temática vimaranense, com especial incidência na figura de Afonso Henriques, mas também de Santo António, do qual Raimundo Fernandes chegou a apresentar uma exposição com centenas de imagens na Câmara Municipal de Santo Tirso.

Raimundo Fernandes faleceu na passada sexta-feira e as cerimónias fúnebres realizaram-se no sábado. Esta quinta-feira, pelas 19h00, será celebrada a missa de 7º Dia na igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães.

 

quinta, 26 janeiro 2023 14:25 em Sociedade

Marcações: reunião camarária, reuniao do executivo vimaranense

Imprimir