Bombeiros de Guimarães batem recorde em 2022 com quase 12 mil serviços de socorro


Os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) prestaram um total de 11.973 serviços de socorro ao longo do ano de 2022. O volume total de solicitações aumentou, assim, em mais 1.709 casos face a igual período de 2021, ano em que o número total de serviços de socorro prestados aos vimaranenses se cifrou nos 10.264. Assim, no ano transato, os BVG bateram o recorde de serviços prestados à população vimaranense.

Em comunicado, a instituição refere que "o amor e serviço dos Bombeiros Voluntários de Guimarães à população vimaranense mostra a sua grandeza em números". O volume de serviços prestados à população foi o mais alto de sempre em 2022, alcançando o número recorde de 11.973, numa média diária de 33 ocorrências, a mais elevada de sempre e que supera mesmo os registos dos anos da pandemia. A maioria das solicitações refere-se ao socorro prestado no domínio da saúde, com transporte urgente e de doentes.

O recorde de serviços de socorro prestados pelos BVG em 2022 «honra a nossa história de 145 anos de vida, com uma forte tradição humanitária e solidária, que muito nos orgulha e que procuramos diariamente reforçar e melhorar. Neste incansável trabalho de todos, merece o nosso particular reconhecimento todo o corpo ativo e o comando da nossa corporação, homens e mulheres que nunca se poupam a esforços para colocarmos sempre o melhor dos BVG ao serviço de toda a nossa população», enaltece João Pedro Castro, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães recordam que dispõem de um variado leque de serviços e que «estão sempre prontos para auxiliar os cidadãos em qualquer situação». «Colocamos sempre os nossos meios ao dispor dos sócios e de toda a população, desde a emergência a acidentes, combate a incêndios, transporte de doentes, auxílio em cheias e outras ocorrências, etc.. Os vimaranenses podem estar seguros da nossa ação e
proteção em todos os momentos», assegura o Comandante dos BVG, Bento Marques.

Bater o recorde de serviços de socorro prestados no mesmo ano em que a instituição assinalou os seus 145 anos de existência enche os BVG «de orgulho, mas também de acrescidas responsabilidades», assinala o dirigente João Pedro Castro, acrescentando que a corporação «não é imune à escalada de preços e às dificuldades financeiras». «Todo este imenso volume de serviços prestados tem uma fatura elevada, que a generosidade dos vimaranenses e empresas tem ajudado a superar, mas também é verdade que a instituição precisa que cada vez mais vimaranenses se façam sócios dos Bombeiros de Guimarães, de forma a garantirmos uma fonte de receita mais permanente e equilibrada. Estou certo que todos entendem a necessidade de todos darmos o nosso generoso contributo a esta nobre causa dos bombeiros», suporta o presidente da direção dos BVG.


terça, 10 janeiro 2023 10:15 em Sociedade

Marcações: Guimarães, bombeiros, serviços , socorro

Imprimir