Conheça as diversas e variadas propostas para este sábado em Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães, através do Espaço Municipal para a Igualdade e em colaboração com a Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães, o Centro Juvenil de S. José, o CAFAP e o Movimento Democrático de Mulheres, promovem um programa para assinalar o Dia Internacional para a eliminação da violência contra as Mulheres.
No âmbito do programa, este sábado, às 15h00, realiza-se a sessão com a participação da Vereadora da Divisão de Acção Social e Conselheira Municipal para a Igualdade, Paula Oliveira, no Centro Internacional de Artes de José de Guimarães, com apresentação de um vídeo sobre Violência Doméstica, da autoria do Movimento Democrático de Mulheres. Segue-se uma palestra, às 15h45, sobre os «Contornos actuais sobre a Violência Doméstica», pela Presidente da Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães, Tânia Salgado.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres celebra-se a 25 de Novembro, tendo como objetivo principal alertar para a violência exercida contra as mulheres.

A Irmandade de São Nicolau apresenta, este sábado, a segunda edição, revista, da obra «Sob o Signo de S. Nicolau», da autoria de Manuela Alcântara Santos.
A iniciativa realiza-se pelas 17h00, no Museu de Alberto Sampaio, onde estarão também algumas peças da Confraria de S. Nicolau que, actualmente, se encontram em depósito nas reservas do Museu. Decorrerá ainda uma visita à Sala de Ourivesaria onde se encontram as varas de procissão da Confraria e o respectivo báculo de S. Nicolau.
A obra poderá ser adquirida no momento da apresentação.

No âmbito do programa da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, este sábado, realiza-se no Laboratório da Paisagem uma palestra sobre «Comunidades Circulares», onde se dará destaque a vários projectos locais que visam a reutilização de diversos materiais, como são exemplo os projectos Consigo, Restore, da CERCIGUI, Bekoffee, ou Urgezes Circular.
A iniciativa está marcada para as 10h00.
Ainda este sábado, na Junta de Freguesia de Urgezes, realiza-se o «Workshop: Impressão 3D e as suas inúmeras possibilidades». Trata-se de uma acção direccionada para os alunos das escolas de Urgezes, no âmbito do projecto Urgezes Circular, com início às 14h00.

Este sábado, às 21h30, no Centro Social de Souto Santa Maria, há espectáculo de teatro, com a apresentação da peça «O Conto de Inverno», de William Shakespeare.
A representação estará a cargo do Grupo de Teatro da ADCL de S. Torcato, encenada por Luís Almeida.
O espectáculo integra-se no programa «O Ave com Cultura», iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Souto Santa Maria, Souto S Salvador e Gondomar em parceria com as associações, Santa Maria Com Vida e os «Baketas».
A entrada é livre.

Entre as 15h00 e as 18h00, a Junta de Freguesia de São Torcato em parceria com a Associação Vencedores do Cancro - Unidos Pela Vida, promovem uma sessão de Reiki.
Trata-se de uma iniciativa de participação gratuita que decorrerá nas instalações do CRCA local que, assim, se associa à iniciativa.

No âmbito do projecto CreScER, o serviço de Maternidade do Hospital da Senhora da Oliveira, promove uma tertúlia dedicada ao tema «O sono do bebé».
A iniciativa, marcada para este sábado, âs 10h00, no auditório do Hospital, será uma conversa guiada pela partilha de experiências, alicerçada na evidência científica.
O sono do bebé constitui uma das maiores preocupações dos pais e profissionais de saúde.

A Junta de Freguesia de Lordelo promove este sábado um magusto.
O magusto está marcado para o Parque de Lazer de Lordelo Vila, com início pelas pelas 14h30. A animação fica a cargo d'"Os Lateiros de Roriz", "Carlos Silva" e cantares ao desafio.

NO CCVF, a partir de uma releitura contemporânea de «Romeu e Julieta», o clássico de William Shakespeare sobre o amor e os seus limites, Victor Hugo Pontes constrói a obra «Porque é infinito» onde a palavra e o movimento se fundem, na sua linguagem coreográfica sendo o tema o amor.
Para ver às 16h00 no Centro Cultural Vila Flor.

Neste sábado realiza-se a 4ª e última Moina, na preparação das Festas Nicolinas. A iniciativa está associada à recolha de bens alimentares que revertem a favor da Casa da Criança.


Marcações: propostas

Imprimir Email