Prisão preventiva para suspeito de autoria de incêndio florestal em Prazins Santa Eufémia

Ficou a aguardar julgamento em prisão preventiva, o homem de 42 anos detido em Guimarães pela Polícia Judiciária de Braga, suspeito da autoria de um incêndio florestal, ocorrido no dia 27 de julho, na freguesia de Santa Eufémia de Prazins.

O homem, desempregado e com antecedentes relacionados com a prática do mesmo crime em 2017, foi ontem ouvido no Tribunal de Guimarães que aplicou a medida de coação mais grave. 

Em comunicado, a PJ adiantou que o incêndio florestal ocorreu ao início da tarde em Prazins Santa Eufémia, onde o presumível autor "recorreu a chama directa para a ignição do incêndio". Foram consumidos cerca de 1.000 m2 de área florestal, constituída principalmente por espécies arbustivas e arbóreas.

"Face às condições atmosféricas registadas naquele momento, em que se conjugavam altas temperaturas com um grau de humidade baixo, aliadas à disponibilidade de combustível, o incêndio evoluiu e colocou em perigo várias habitações e a mancha florestal situada nas proximidades. Só não atingiu outras proporções devido à pronta e eficaz intervenção dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, que assim evitaram a sua descontrolada propagação", acrescenta a PJ.

Comunicadas as ocorrências a esta Polícia, foram realizadas várias diligências que resultaram na recolha de vasto acervo probatório e permitiram a identificação, localização e detenção fora de flagrante delito do suspeito.

O detido tem antecedentes policiais e criminais pela prática de crime de incêndio florestal e terá actuado por motivos "fúteis", por sentir prazer e satisfação na provocação de fogos.

Durante o mês de Julho, os Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas foram chamados a intervir em vários dias naquela zona situada nas imediações do recinto de jogos do Ases de Santa Eufémia.

O homem vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

sexta, 05 agosto 2022 11:14 em Sociedade

Marcações: incendiário em prisão preventiva, previsão preventiva

Imprimir