Guimarães fora do programa de comemorações dos 650 anos do Tratado de Tagilde

Guimarães não integra o programa comemorativo dos 650 anos do Tratado Luso-Britânico de Tagilde. O Tratado foi assinado pelo rei D. Fernando I de Portugal e pelos delegados de João de Gante, Duque de Lencastre e filho do rei Eduardo III de Inglaterra e conduziu à assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, selado na Catedral de São Paulo, em Londres, em 16 de Junho de 1373, pelo Rei Eduardo III, de Inglaterra, e pelo Rei D. Fernando e Rainha D. Leonor, de Portugal.

O programa comemorativo começa esta quarta-feira e estende-se até ao próximo dia 15, com uma série de iniciativas que vão decorrer em Tagilde, freguesia que durante séculos integrou o território de Guimarães e que desde 1998 faz parte do concelho de Vizela, aquela Cidade e Braga, estando também agendados alguns concertos para Lisboa, Sintra, Coimbra e Porto.

O Município de Guimarães está ausente no programa das comemorações, embora seja a vimaranense Sofia Escobar quem vai protagonizar um concerto com Banda da Sociedade Filarmónica de Vizelense, na próxima sexta-feira, às 21h30, na Praça da República, em Vizela, organizado pela Câmara Municipal de Vizela e pela Portugal-UK 650.
Portugal-UK 650 é a iniciativa responsável pelas comemorações do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica em Portugal e no Reino Unido. "Galardoada com as duas mais altas chancelas de Portugal e o Reino Unido, o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e o Patrocínio Real de SAR o Príncipe de Gales, a iniciativa Portugal-UK 650 pretende celebrar e dar a conhecer a história comum, escrever novos capítulos de amizade, cooperação e comércio, desenvolver investigação científica sobre a Aliança Luso-Britânica, e promover os valores do Tratado fundacional da Aliança no mundo atual – paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, solidariedade, sinceridade e amabilidade - "... haverá daqui em diante uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e liga de sincero afeto" (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 Junho 1373) – apelando à responsabilidade e compromisso de cada um", refere o comunicado enviado às redações com o programa da iniciativa.

Apesar das tentativas efectuadas pelo nosso jornal para saber se o Município de Guimarães foi convidado pela Portugal-UK 650 para integrar o programa de comemorações, até ao momento o Grupo Santiago não obteve resposta às questões colocadas por e-mail junto da empresa responsável pela assessoria de comunicação do evento.
Já o Município, revela não ter sido contactado para o efeito.

No programa, merece destaque no próximo domingo a comemoração do Tratado de Tagilde que será assinalada com uma eucaristia durante a manhã na Sé Catedral em Braga, presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga e Primaz das Espanhas, realizando-se uma sessão solene em Tagilde, com a recriação da assinatura do Tratado de Tagilde, na Igreja de São Salvador, pelas 11h45. Pelas 18h00, realiza-se um concerto ao ar livre, na Praça da República em Vizela, com o coro do Queen's College da Universidade de Oxford e a Orquestra da Universidade do Minho.

Curiosamente, em 1973, a propósito da celebração dos seis séculos da Aliança Luso-Britânica, o já falecido Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, visitou Guimarães para comemorar o Tratado comercial, numa curta deslocação em que almoçou no Paço dos Duques de Bragança, não tendo ido a Tagilde. Foi no palácio que recebeu "uma representação de Tagilde (cinco homens com opas vermelhas e mais alguns) onze no total, elementos das autoridades locais, com o seu pároco. Um dos homens ostentava a cruz de ferro que, há seis séculos, testemunhara a assinatura do Tratado de Tagilde", descreveu o jornal O Comércio de Guimarães numa das suas edições de Junho daquele ano.

quarta, 06 julho 2022 17:55 em Sociedade

Marcações: Tratado Luso-Britânico de Tagilde, 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica

Imprimir