«i9 com a Diferença»: projecto desenvolve competências de 39 participantes

A Câmara Municipal de Guimarães apresentou, esta segunda-feira, os resultados do projecto «i9 com a Diferença». Trata-se de um projecto de inovação social de Guimarães que visa criar uma solução para uma população actualmente desprotegida, por não se enquadrar em nenhuma das atuais respostas sociais. 

O I9 com a Diferença é um espaço onde se desenvolvem atividades e se fazem produções de pequenos trabalhos fornecidos por empresas da região, ou parcerias com empresas onde possam prestar serviços, de forma a criar dinâmicas, respeitando sempre os ritmos e capacidades de cada indivíduo. Neste momento, o projecto acolhe 39 destinatários, com mais de 20 anos, sendo que a maioria são homens (27), e naturais de várias freguesias do concelho. 

A vereadora da Acção Social, Paula Oliveira, recordou que o projecto nasceu em 2019 e foi implementado no ano seguinte, surgindo de um "diagnóstico da cidade de Guimarães". 

Já Bruno Faria, presidente da CERCIGUI, agradeceu aos "parceiros estratégicos", nomeadamente à Câmara Municipal de Guimarães e ao IEFP, referindo que este projecto "desenvolve competências que permitem aos destinatários ser mais autónomos e libertarem, desta forma, a retaguarda familiar". 

É também um espaço de lazer e relaxamento, onde se desenvolvem atividades com um acompanhamento individualizado, tendo em conta as especificidades de cada um, usufruindo de um programa psicossocial e terapêutico. 

Após ouvir alguns testemunhos dos utentes, o presidente da Câmara Municipal parabenizou o projecto. Domingos Bragança sublinhou que estes testemunhos reflectem o sucesso do projecto.

Implementado pela CERCIGUI e onde a Câmara Municipal de Guimarães, o projecto i9 com a Diferença assume-se como investidor social num apoio total a rondar os 100 mil euros, sendo que o apoio municipal foi prorrogado até ao final do ano.

segunda, 04 julho 2022 14:37 em Sociedade

Marcações: CERCIGUI, I9 com a diferença, social

Imprimir