O Comércio de Guimarães: «marca» centenária do Concelho completa 138 anos

O Comércio de Guimarães completa este domingo 138 anos de existência. Trata-se do jornal mais antigo do distrito de Braga e uma marca comercial em actividade das mais antigas do Concelho.

Este aniversário ocorre numa época em que a sociedade mundial se debate com problemas graves e complexos que auguram muitas incertezas quanto ao futuro colectivo, considera Joaquim Fernandes que alude à pandemia que ainda está por debelar e à guerra.
Sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, o Director d'O Comércio de Guimarães fala de uma "guerra sem sentido", em pleno século XXI em que se apresentada "impensável que um país se outorgasse o direito de invadir território vizinho para aumentar o seu domínio territorial e geoestratégico".

Considerando que a invasão da Ucrânia pela Rússia "é um indiscutível atentado ao direito à soberania de um estado independente que ameaça a segurança internacional", o Director do centenário semanário vimaranense refere que "a forma como a Rússia tem, literalmente, arrasado diversas cidades, vilas e aldeias ucranianas, atacando indiscriminadamente alvos militares e civis, tem provocado a morte de muitos inocentes".
"Com esta invasão que tem em Vladimir Putin o seu responsável máximo, escrevem-se mais páginas negras na história da humanidade ao nível das mais cruéis que se conhecem", acrescenta.

Em editorial publicado na edição que assinala os 138 anos d'O Comércio de Guimarães, o seu Director fala de um "tempo que exige compromisso colectivo".
"Ao comemorar 138 anos, O Comércio de Guimarães renova o compromisso assumido em 15 de Maio de 1884. Um compromisso de serviço, sustentado no rigor e responsabilidade na certeza de que o diálogo e bom senso são as vias que permitem as «pontes» necessárias para construir o nosso melhor futuro colectivo", conclui.

sexta, 13 maio 2022 14:32 em Sociedade

Marcações: O Comércio de Guimarães, 138 anos

Imprimir