Embaixador António Pinto Mesquita celebra 100 anos e recebe bênção do Papa Francisco

Para celebrar o centenário, o Embaixador, que reside na Quinta de Sezim, planeava deslocar-se de helicóptero ao Santuário para participar na peregrinação, mas a necessidade de recolhimento e perseverança ditada por uma pneumonia recente aconselham a permanência em Guimarães e a celebração do centenário natalício em família. Está prevista a realização de uma missa de Acção de Graças na capela da Casa de Sezim co-celebrada pelos párocos, Henrique Ribeiro e Américo Ribeiro, durante a qual será entregue a bênção apostólica conferida pelo Papa Francisco.
Com uma vida inteira a celebrar o aniversário no dia de maior simbolismo no conjunto das aparições a Francisco, Jacinta e Lúcia, durante muito anos, o Embaixador Pinto Mesquita fez questão de rumar ao Santuário com a família para, ali, assinalar o seu aniversário. Recorda que "a primeira vez que foi a Fátima teria cerca de 12 anos de idade. A partir daí sempre que possível comemorava o aniversário em Fátima já com a própria Família que entretanto constituiu!"
Ao ser questionado se é assumidamente devoto de Nossa Senhora de Fátima, o Embaixador faz questão de vincar: "nascido e criado numa Família Católica, Apostólica e Românica devota de Nossa Senhora de Fátima e acreditando nos valores da Igreja". Por isso, sente-se protegido pela fé que, ao longo da sua vida, o tem acompanhado. "Nunca tive necessidade de esconder a minha crença religiosa e os seus valores inclusive em países que não eram de todo católicos", afirma, ao recordar as missões que desempenhou em representação de Portugal na Noruega, Islândia, Turquia e Polónia.
Foi precisamente quando exercia funções diplomáticas na Polónia que conheceu Karol Wojtyla, Cardeal de Cracóvia, futuro Papa João Paulo II, onde tiveram oportunidade de trocar impressões sobre Fátima, uma devoção comum.
Este sábado, dia em que o Papa Francisco presidirá à Eucaristia da peregrinação internacional aniversária de Maio, no Centenário das Aparições, e que incluirá, no seu início, o rito de Canonização de Francisco e Jacinta Marto, o Embaixador Pinto Mesquita vai receber o documento com a bênção apostólica.
Marcações: Sociedade