Desemprego recua 13.9 por cento em Guimarães no 1º trimestre

Os dados são animadores. No primeiro trimestre deste ano Guimarães viu a sua taxa de desemprego recuar 13.9%, em relação ao período homólogo do ano passado. Foi o concelho que mais ajudou na inversão positiva registada no Norte.

Nos primeiros três meses de 2014, foi Guimarães quem mais contribuiu para a descida do desemprego no Norte face ao trimestre homólogo do ano passado, com menos 1971 desempregados inscritos. Santo Tirso (-1131 desempregados) e Vila Nova de Famalicão (-1027), seguem-se na lista. Números que suplantaram a situação inversa que se registou no Porto, onde houve um aumento do número de desempregados, em 1904, e na Maia, com mais 726 desempregados.

Os números constam do relatório trimestral Norte Conjuntura, publicado esta semana pela Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDRN). Pela primeira vez em cinco anos a taxa de emprego no Norte é positiva. No primeiro trimestre deste ano houve um aumento 1,5%. Ainda assim, insuficiente para colocar a região (59,7%), na média nacional, (61,7%).

Para esta melhoria na região Norte, os principais responsáveis foram as empresas do sector transformador, que sozinhas criaram 21 mil dos 22 mil novos empregos. Analisando os dados do relatório que compara este trimentre com o período homólogo do ano passado, pode constatar-se que há agora mais trabalhadores por conta de outrem (+3,7%) e empregadores (+5,3%), e que aqueles que têm o ensino secundário concluído (+23,3%), os beneficiados. Os licenciados (+6,3%), recuperaram também postos de trabalho. 

Em termos globais na região Norte, no 1º trimestre deste ano, a taxa de desemprego recuou para 15,8%, -0,6% face ao trimestre anterior e -2,7%, se a comparação for com o trimestre homólogo do ano passado. Há no entanto um dado importante a reter; os indivíduos que estão desempregados há pelo menos dois anos representam mais de dois quintos do total de desempregados da região Norte.

sexta, 27 junho 2014 10:33 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir