PJ deteve homem por crimes de incêndio florestal em Guimarães

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve ontem, fora de flagrante delito e em investigações distintas, um homem pela presumível autoria de um incêndio florestal, ocorrido no dia 27 de julho, em Guimarães.

Em comunicado, a PJ adianta que o incêndio florestal ocorreu ao início da tarde em Prazins Santa Eufémia, onde "o presumível autor é um homem, que recorreu a chama directa para a ignição do incêndio". Foram consumidos cerca de 1.000 m2 de área florestal, constituída principalmente por espécies arbustivas e arbóreas.

"Face às condições atmosféricas registadas naquele momento, em que se conjugavam altas temperaturas com um grau de humidade baixo, aliadas à disponibilidade de combustível, o incêndio evoluiu e colocou em perigo várias habitações e a mancha florestal situada nas proximidades. Só não atingiu outras proporções devido à pronta e eficaz intervenção dos Bombeiros das Caldas das Taipas, que assim evitaram a sua descontrolada propagação", acrescenta a PJ.

Comunicadas as ocorrências a esta Polícia, foram realizadas várias diligências que resultaram na recolha de vasto acervo probatório e permitiram a identificação, localização e detenção fora de flagrante delito do suspeito.

O detido tem antecedentes policiais e criminais pela prática de crime de incêndio florestal e terá actuado por motivos "fúteis", segundo a PJ.

O homem, de 42 anos, será presente às autoridades judiciárias competentes para aplicação de medidas de coação.

quinta, 04 agosto 2022 14:17 em Segurança

Marcações: Incêndio florestal, detido

Imprimir