VÍDEO: Laboratório de Hemodinâmica já está ao serviço dos doentes do Hospital de Guimarães

 

O "parto foi difícil" e assumido pelo Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães, onde esta quarta-feira começou a funcionar o tão esperado Laboratório de Hemodinâmica, representando mais um avanço nos cuidados de saúde prestados na unidade hospitalar.

Pouco tempo após ter acompanhado o Director Executivo do Serviço Nacional de Saúde que visitou a Unidade, equipada com o contributo de mecenas vimaranenses, num investimento que rondou os 2,5 milhões de euros, Henrique Capelas fez questão de agradecer ao Ministro da Saúde "que na pessoa do Director Executivo, Fernando Araújo, tornou possível em três meses" a abertura. "Foi um trabalho duríssimo, mas conseguimos felizmente abrir o Laboratório de Hemodinâmica e atingir o objectivo que há quatro ou cinco anos não saía do lugar", afirmou, realçando que "com a criação desta valência o Hospital vai aumentar enormemente a sua diferenciação e a sua complexidade". "É uma mais valia para o Hospital", sublinhou.

"É o primeiro dia de todo um processo que se vai desenvolvendo. Ainda não temos a via verde coronária implementada, será no futuro. Estamos a começar com calma. Já foram intervencionados as primeiras duas doentes e vamos funcionar semanalmente com a colaboração do Hospital de Braga, à segunda, quarta e sexta-feira", observou Henrique Capela, acrescentando que o laboratório funcionará "com a colaboração e com a prática dos médicos seniores do Hospital de Braga". "Esta colaboração é fundamental! E mostra que o SNS funciona e deve funcionar em rede", apontou.

No final da visita às instalações, a Vice-Presidente do Município destacou que "o dia é de celebração", reconhecendo o "percurso difícil". "O Hospital de Guimarães está agora mais preparado para dar resposta aos doentes da sua área territorial, porque por muito que Braga estivesse a dar apoio significava sempre um transporte de ambulância, um risco para o doente. Nunca ninguém colocou dúvidas sobre a necessidade desta Unidade. Estamos todos mais seguros, porque temos uma resposta", disse Adelina Paula Pinto, ao assinalar que "o trabalho em rede tem de continuar, com a afiliação ao Hospital de Braga". "Esta capacidade de trabalhar com Braga mostra a necessidade das ligações entre os hospitais mais próximos para alavancar e tirar protagonismo ao Porto que concentra mais serviços", frisou, recordando o envolvimento da comunidade neste projecto que ficou concluído em 2018. 

"Finalmente conseguimos abrir o Laboratório porque tanto ansiamos. Só foi possível pela disponibilidade do Hospital de Braga e pela colaboração da afiliação dos dois hospitais. Estamos felizes e orgulhosos de que assim aconteça porque no Minho temos condições mais do que evidentes para termos as infraestruturas necessárias e para não termos de transferir doentes para o Porto", referiu o Director do Serviço Cardiologia, António Lourenço, acrescentando que "faz todo o sentido haver um serviço de cirurgia cardio-torácica para o Minho". "É um dia feliz. Fez-se história. Fez-se o primeiro cateterismo em Guimarães, foi feito por Jorge Marques, do serviço de cardiologia de Braga, e Francisco Castro Ferreira, responsável pela hemodinâmica em Guimarães", congratulou-se.

A primeira paciente a usufruir do serviço tem 68 anos, reside em Fafe e já tinha o cateterismo programado, "Fez o exame sem complicações e que correu muito bem", observou o Francisco Castro Ferreira, ao dar conta deste "avanço no processo" que evitou a deslocação ao Hospital de Braga.

O cardiologista Jorge Marques, do Hospital de Braga, indicou que o Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Guimarães abre com um protocolo de afiliação com o Hospital de Braga, funcionando de "forma articulada, colaborando na formação dos profissionais no Hospital de Guimarães". Vamos continuar a trabalhar juntos, proporcionando uma resposta de maior proximidade. Felizmente, nesta área, os doentes já não tinham que ir para o Porto há alguns anos e não tínhamos tempo de espera. A resposta que há em Guimarães acaba por dar mais alguma redundância ao sistema e isso aumenta a segurança e mais proximidade à área sul do Minho", reconheceu.

O responsável pelo Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Guimarães, Francisco Castro Ferreira, fez questão de realçar o agradecimento ao conjunto de empresas, personalidades e instituições que contribuíram para a concretização deste projecto que agora fica ao serviço de toda a comunidade.

Foto: Facebook do Hospital da Senhora da Oliveira

quarta, 29 março 2023 17:01 em Saúde

Marcações: Hospital da Senhora da Oliveira

Imprimir