VMER de Guimarães equipada com ecógrafo portátil oferecido pela AMICI

A Associação de Apoio à Medicina em Cuidados Intensivos (AMICI) fez entrega esta quinta-feira de um ecógrafo portátil ao Hospital da Senhora da Oliveira.

O ecógrafo vai ser instalado na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital.
Na cerimónia realizada esta manhã, o Presidente da AMICI, Jorge Gomes da Silva afirmou que a opção do Hospital de Guimarães para a entrega deste equipamento tem a ver com a sua ligação afectiva a uma unidade hospitalar onde já trabalhou.
"Tudo o que pudermos fazer para ajudar as equipas que vão atender a situações graves é uma vantagem e a VMER de Guimarães a partir de agora estará melhor equipada com este ecógrafo" sublinhou.

Na mesma cerimónia, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, manifestou a sua gratidão pela oferta.
O Coordenador da VMER de Guimarães e médico de Cirurgia Geral, Ricardo Moreira salientou a importância do ecógrafo ofertado que permitirá os profissionais de saúde em situação de emergência a fazer um diagnóstico mais eficaz.
"As salas de emergência estão sempre equipadas com um ecógrafo para as dúvidas diagnósticas que possam surgir e agora vamos poder fazer esse diagnóstico no local de assistência ao doente. Estamos a falar de doentes críticos e este equipamento pode fazer a diferença", salientou o coordenador da VMER.
Os ecógrafos tradicionais não são passíveis de serem transportados e a doação deste portátil vai fazer a diferença.
"Mesmo que o doente esteja encarcerado vai ser possível prever as lesões e estudar uma forma de as minimizar", sublinhou.
"Será sem dúvida uma mais valia para muitos doentes", concluiu.
A AMICI é uma associação sem fins lucrativos, liderada pelo médico de Medicina Interna e Intensiva, Jorge Gomes da Silva que nasceu no âmbito da pandemia e da necessidade de assegurar, através da solidariedade, as condições necessárias para garantir a ajuda à população.


quinta, 21 julho 2022 17:28 em Saúde

Marcações: VMER, ecógrafo, AMICI

Imprimir