Hospital de Guimarães precursor no tratamento em casa de doentes com Doenças Lisossomais

 

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães anunciou a implementação do primeiro projecto a nível nacional de tratamento em casa dos doentes do seu Centro de Referência de Doenças Lisossomais de Sobrecarga (DLS).

Em comunicado, a unidade hospitalar assinala que é uma forma a assegurar a continuidade e diminuir o risco de infecção destes doentes por COVID-19, evitando a sua deslocação ao hospital.

Trata-se de um grupo de doenças raras cujo tratamento até agora só era possível em âmbito hospitalar. "Este projeto representa uma alternativa para doentes com DLS com critérios clínicos e que
manifestem preferência por esta modalidade de tratamento domiciliário.

A maioria dos doentes com DLS é tratada com terapêutica de substituição enzimática (TSE), semanal ou quinzenal, realizada em ambiente hospitalar, o que implica a obrigatória deslocação do doente, com distâncias muitas vezes consideráveis. O tratamento em casa permite a máxima flexibilidade através de um serviço adaptado às necessidades de cada doente", indica o Hospital, acrescentando que "o tratamento domiciliário de doentes portadores de DLS representa uma importante inovação, que coloca o doente no centro dos cuidados de saúde e simultaneamente o protege da exposição ao ambiente hospitalar, constituindo uma das respostas às atuais necessidades dos doentes em contexto de pandemia por COVID-19".

"A experiência da terapêutica domiciliária em DLS tem tido, ao longo dos anos, resultados muito encorajadores a nível mundial, estando associada a maior conveniência e qualidade de vida dos doentes e a maior adesão à terapêutica", conclui o comunicado.

sábado, 27 fevereiro 2021 08:40 em Saúde

Marcações: Hospital da Senhora da Oliveira, Centro de Referência das Doenças de Sobrecarga de Lisossoma, DLS

Imprimir