VMER do Hospital de Guimarães melhora socorro a situações de paragem cardíaca


A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital da Senhora da Oliveira vai ser equipada com um compressor cardíaco externo. Este equipamento foi entregue pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ao Hospital esta segunda-feira, numa cerimónia que decorreu em Lisboa. 

A equipa que compõe a VMER do Hospital de Guimarães já recebeu, por parte do INEM, a necessária formação para utilizar este novo equipamento.
Em situações de paragem cardíaca, este compressor cardíaco externo garante um ritmo adequado e constante, com uma pressão torácica ideal, o que se traduz num fluxo mais estável e contínuo ao cérebro, diminuindo assim a probabilidade de sequelas nos doentes que recuperam da paragem. Permite também libertar um elemento da equipa da VMER para efectuar outro procedimento que seja necessário. Outra das vantagens deste equipamento é que torna possível o transporte da vítima de paragem cardíaca, em manobras de suporte avançado de vida, sem perda de eficácia das compressões.

A VMER do Hospital de Guimarães iniciou a sua actividade em Novembro de 2003 e já tem contabilizadas cerca de 25 mil ocorrências. Tem um quadro de 20 médicos e 20 enfermeiros e uma taxa de operacionalidade de 100%, sem nunca ter ficado um único turno inoperacional por falta de tripulação médico/enfermeiro. A sua zona de actuação assenta predominantemente sobre a área de influência directa do Hospital: Guimarães, Fafe, Vizela, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto. No entanto, opera ainda em áreas limítrofes, nomeadamente Felgueiras, Famalicão, Santo Tirso e Celorico de Basto.

 

Notícia actualizada em 16-7-2018

Marcações: VMER, compressor, cardíaco, externo

Imprimir Email