Reunião de Câmara: Oposição quer «passos concretos» para a ligação à alta velocidade; "canal" previsto na revisão do PDM

A Oposição acusou esta quinta-feira a maioria socialista que gere o Município de Guimarães de "não dar passos concretos" para a resolução dos problemas de mobilidade que afectam o concelho, dando o exemplo da ligação à rede de alta velocidade.

O Presidente da Câmara rebateu as críticas, vincando que no âmbito da revisão do Plano Director Municipal está a ser definido o canal para a futura linha de "metrobus ou metro de superfície", de forma a avançar a elaboração do projecto.

No período antes da ordem do dia, na reunião do Executivo vimaranense, o vereador do PSD, Ricardo Araújo, reiterou que a localização apontada para a futura estação de alta velocidade em Braga, "não serve os interesses de Guimarães". "Foram realizados diferentes estudos, mas Guimarães não dá passos concretos e objectivos para resolver os problemas de mobilidade. A mobilidade dentro do concelho é um dos problemas mais preocupantes", frisou o representante social-democrata lembrando a apresentação feita ao Executivo, há cerca de três meses, do relatório preliminar do «Estudo de Apoio à Decisão para a interconectividade de Guimarães com a rede ferroviária de alta velocidade». Na ocasião, o autor José Mendes, ex-secretário de estado do ambiente, defendeu que a ligação de Guimarães à rede de alta velocidade será mais viável com a criação de um canal dedicado, no sistema BRT, até Braga com passagem pela vila das Caldas das Taipas.

"O que foi feito? Que evolução houve na ligação de Guimarães à alta velocidade?", questionou, pedindo ainda esclarecimentos sobre o que foi feito na sequência do estudo de mobilidade no concelho. "O Presidente da Câmara de Braga foi notícia por ver aprovado 100 milhões de euros de BRT para as ligações naquele município. Que soluções tem Guimarães? São reuniões, estudos para aqui e estudos para acolá. Mas, Guimarães não tem estes projectos definidos nem financiados. 'É tempo de agir', dizia José Mendes", continuou Ricardo Araújo, considerando que "Guimarães está a ficar para trás" dos outros municípios.

Na reacção, o Presidente da Câmara lembrou que, em 2016, no âmbito do Quadrilátero Urbano, colocou na agenda como primordial a ligação de Guimarães e Braga "ou por metro ligeiro de superfície ou metro-bus". "Na altura alguns reagiram com alguma perplexidade, por ser um objetivo ambicioso. O Governo tomou a sério de que é uma necessidade a concretizar. O processo foi acelerado com a alta velocidade, imprimindo outra força entre as duas cidades", alegou Domingos Bragança, revelando que na semana passada o Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, acompanhado pelo Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, estiveram na Câmara de Guimarães, numa reunião em que ficou "consensualizada a necessidade imperativa de Guimarães estar ligada à alta velocidade". "Cada vez defendo mais que essa ligação deve ser assegurada por um metro ligeiro de superfície. O que em 2016 parecia longe, hoje parece objectivo. No âmbito da revisão do Plano Director Municipal, já estamos a trabalhar na definição do canal para que a primeira fase possa avançar abrangendo Fermentões, Silvares, Ponte, Caldas das Taipas e depois a Braga. Isso está a fazer-se! Da nossa parte, a decisão é para avançar para o projecto", disse durante a reunião o Presidente da Câmara, indicando que após a definição do canal a solução "tanto poderá ser por metrobus como metro ligeiro de superfície".

Quanto à ligação a Lordelo, utilizando a actual linha ferroviária, Domingos Bragança informou que já reuniu com os responsáveis da REFER e da Infraestruturas de Portugal no sentido do Município assumir a reabilitação das estação e apeadeiros, podendo ser criadas ligações mais regulares neste trajecto, "um vai-e-vem está a ser equacionado, mas a autoridade ferroviária tem de se pronunciar". "É um trabalho de alguma complexidade, não é tão rápido como gostaríamos que fosse", reconheceu.

quinta, 09 fevereiro 2023 17:20 em Política

Marcações: reuniao do executivo vimaranense, rede de alta velocidade

Imprimir