Reunião de Câmara: Aprovado novo concurso no valor de 16 milhões de euros para obra da Escola-Hotel do IPCA

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade esta quinta-feira a abertura de um novo procedimento concursal para a execução da obra “Escola Hotel IPCA -

na Quinta do Costeado”, com um preço base de 15 milhões 985 mil euros, mais IVA, com um prazo de vigência do contrato a celebrar de 730 dias.

O projecto abrange uma área de quase três hectares de terreno, integrando a casa senhorial existente e respectivas dependências na zona da Cruz de Pedra e toda a zona envolvente, onde será erguido um novo edifício de construção sustentável, em madeira, e recuperados os jardins, num processo que estenderá a requalificação citadina até à Circular Urbana de Guimarães.

Na apresentação do projecto feita ao Executivo vimaranense no início de 2021, os arquitectos Filipe Vilas Boas e Pedro Vinagreiro, da empresa Work Book, indicaram que a casa senhorial existente será recuperada para funcionar como Escola-Hotel, com um conjunto de quartos reduzido que albergará hóspedes e que terá como único objectivo a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos durante os cursos que serão ministrados pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave naquele espaço. 

Na zona das antigas adega e cavalariça, será instalado uma cozinha com o mesmo intuito. 

O novo edifício a ser construído terá como função a vertente pedagógica, distribuindo-se por cinco pisos (sendo um deles subterrâneo). Aí ficarão instaladas valências como salas de aula, salas de professores, laboratórios, cozinha, cafetaria, cantina, auditório, serviços administrativos, entre outras. Serão utilizados materiais de baixo custo de manutenção, como a madeira lamelada e o acabamento cerâmico das partes exteriores. O edifício terá ainda uma esplanada voltada a poente e, no último piso, uma cobertura que se pretende como espaço verde. Haverá ainda um conjunto de pátios que se projectam numa estrutura de vidro aberta, para aproveitamento da luz natural. 

quinta, 26 janeiro 2023 16:08 em Política

Marcações: reunião camarária, Escola-Hotel do IPCA

Imprimir