PAN de Guimarães questiona caderno de encargos das cantinas escolares

O PAN questionou a Câmara Municipal de Guimarães sobre o actual caderno de encargos das cantinas escolares. O PAN revela preocupação com a qualidade e a sustentabilidade das ementas, considerando a necessidade de se ajustarem hábitos, que são insustentáveis e pouco amigos da saúde e do ambiente.

Numa altura em que ainda não obteve resposta, o PAN lembra que os actuais padrões alimentares dos portugueses "são insustentáveis" sendo uma alimentação que "pesa mais de 30% na pegada ecológica", ou seja, "mais do que os transportes ou o consumo de energia, o que faz de Portugal um dos países do mundo com a maior pegada alimentar per capita".
A propósito do Dia Mundial da Alimentação que se assinalou recentemente, o PAN de Guimarães defende a promoção de uma alimentação saudável que implica mudança de hábitos.
"É urgente mudarmos para padrões alimentares saudáveis, nutritivos e sustentáveis, do ponto de vista social, económico e ambiental. Entendemos que deve ser dada mais atenção pela Câmara à qualidade e sustentabilidade das ementas, incluindo as dietas vegetarianas e veganas, nas cantinas das escolas", refere Rui Rocha o porta-voz do PAN de Guimarães.

O mesmo dirigente partidário entende ser necessário realizar acções de sensibilização que devem ser complementadas com "medidas concretas que combatam a ideia errónea, mas muito difundida, que os vegetarianos só comem salada e, por outro lado, mostrar que podemos perfeitamente alternar pratos de carne ou peixe com pratos vegetarianos e / ou veganos, sem perdemos o prazer de comer".


Marcações: Cantinas Escolares, PAN

Imprimir Email