UMinho e Ministério da Ciência juntam-se no combate ao insucesso escolar

A Universidade do Minho acolhe amanhã, sexta-feira, o Seminário “Sucesso Académico e Prevenção do Abandono no Ensino Superior”, que decorre das 14h30 às 16h45, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga.
A sessão de abertura conta com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, e a de encerramento com a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. O evento tem entrada livre e pode também ser acompanhado em directo no YouTube da UMinho.

O programa inclui, às 14h45, a apresentação de projetos de promoção do sucesso escolar e de prevenção do abandono, seguindo-se a apresentação de projetos e boas práticas em mentoria e tutoria, bem como a divulgação do edital de financiamento a projetos de promoção do sucesso do estudante e combate ao abandono no ensino superior.

O evento insere-se no âmbito dos compromissos do Governo para reforçar a qualificação da população e a promoção de um ensino superior de qualidade, que antecipe e evite situações de insucesso e de abandono, nomeadamente através de uma intervenção precoce na identificação de fatores de risco.

No final da tarde, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitará o I3BS – Instituto de Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho para conhecer melhor as atividades de investigação deste Instituto liderado pelo professor Rui L. Reis, que integra o laboratório associado ICVS/3B’s. A ministra visitará também o novo edifício do TERM Research Hub, uma infraestrutura em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa liderada pelo I3Bs e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães. Este projeto resulta de um investimento de 10.8 milhões de euros do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) e está sediado no AvePark – Parque de Ciência e Tecnologia, em Barco, Guimarães.

quinta, 27 outubro 2022 14:32 em Política

Marcações: UMinho, ensino superior, abandono, prevenção, Ministério da Ciência, Sucesso Académico

Imprimir