Assembleia Municipal aprovou contratação de empréstimo de 19 milhões de euros

A Assembleia Municipal de Guimarães aprovou a contratação de um empréstimo de longo prazo, no valor de 19 milhões de euros, para assegurar os meios financeiros para os projectos de investimento da Autarquia. A proposta mereceu o voto favorável de quase todas as forças partidárias representadas naquele órgão deliberativo. Só o representante da Iniciativa Liberal absteve-se na votação.

O empréstimo tem em vista garantir o financiamento da «Estratégia Local de Habitação», «Aquisição de terrenos: ampliação de parques industriais, novos parques industriais e via de acesso ao Avepark», Escola-Hotel do IPCA, requalificação da EB 2, 3 de São Torcato e instalação da Loja do Cidadão.

Durante a discussão, o deputado Carlos Caneja Amorim, do PSD, lamentou que o processo não tenha sido instruído com documentos para se perceber como se determinaram os valores para os diferentes investimentos sinalizados, assinalando o acréscimo de receita tributária que tem beneficiado os cofres municipais. O representante social-democrata pediu esclarecimentos sobre os montantes financeiros alocados à Estratégia Local de Habitação e "o ponto de situação" da instalação da Loja do Cidadão, na Rua de Santo António. 

O deputado Pedro Mendes, do PS, fez a defesa da contratação deste empréstimo com a execução de "investimentos ambiciosos" do Município que tem "contas exemplarmente saudáveis", de forma a dar cumprimento ao programa eleitoral socialista.

A Vice-Presidente do Município, Adelina Paula Pinto, declarou que o processo negocial para a instalação da Loja do Cidadão "não está fechado", reiterando a intenção de fixar o serviço "para alavancar a Rua de Santo António", podendo, no entanto, ser encontrada outra localização.

Quanto ao financiamento da Estratégia Local de Habitação, a Presidente em Exercício, dada a ausência de Domingos Bragança na sessão, justificou a importância do Município garantir meios financeiros para investir e poder candidatar os projectos a fundos comunitários, como é o caso dos investimentos previstos na Estratégia Local de Habitação.

terça, 03 maio 2022 23:36 em Política

Marcações: Assembleia Municipal de Guimarães, contratação de empréstimo

Imprimir