Presidentes do Quadrilátero defendem metro de superfície

Os presidentes de Câmara dos municípios que compõem o Quadrilátero Urbano – Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães – defendem a construção de um metro de superfície que una estas cidades minhotas.

A ideia saiu reforçada da reunião que decorreu, nos Paços do Concelho de Barcelos, em que participaram os autarcas Domingos Bragança, Mário Constantino, Ricardo Rio e Mário Passos.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Barcelos refere que "com vista a sustentarem a sua pretensão, os presidentes dos quatro municípios decidiram solicitar junto da CCDRN e do Eixo-Atlântico dois estudos: um relativo à viabilidade económica do projecto; e um segundo sobre os impactos económicos e sociais que esse projeto traria para a região do Minho".

Ainda segundo o mesmo comunicado, os presidentes destas Câmaras municipais vão apresentar esta ideia de investimento junto do Governo central, nomeadamente ao Ministro das Infraestruturas e ao Ministro da Coesão Territorial.
Os autarcas sublinham que este é um "projecto estratégico para o desenvolvimento da região, realçando que permitiria retirar pressão automobilística sobre as vias nacionais que ligam as quatro cidades que contribuiria para as metas da descarbonização e teria sustentabilidade ambiental, para além de promover a coesão territorial, o desenvolvimento económico e a mobilidade de pessoas, nomeadamente estudantes que frequentam os estabelecimentos de Ensino Superior de cada uma das cidades do Quadrilátero.

Neste contexto, entendem que "está na hora de o Estado Central corrigir esta discriminação negativa e tratar a região minhota como o tem feito nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto".


terça, 19 abril 2022 14:33 em Política

Marcações: Guimarães, Braga, Associação Quadrilátero, Famalicão, Barcelos , metro

Imprimir