Bruno Fernandes apresentou propostas para a mobilidade e acessibilidades em Guimarães

A requalificação dos principais eixos de ligação da Cidade às vilas, com intervenções nas vias de acesso às Caldas das Taipas, São Torcato, Ronfe, Brito, Selho São Jorge, Moreira de Cónegos e Lordelo é mais um compromisso assumido pelo candidato à Câmara de Guimarães pela Coligação Juntos por Guimarães.

Em conferência de imprensa realizada ontem, na sede do partido, Bruno Fernandes apresentou propostas para a mobilidade urbana e acessibilidades, "um dos pilares do projecto de alternativa credível e mobilizadora", defendendo que estes eixos da acção municipal são fundamentais para "que Guimarães retome o ritmo de crescimento de outrora, melhorando os seus indicadores demográficos e económicos". "A falta de estratégia de mobilidade urbana e acessibilidades tem sido penalizadora para o desenvolvimento concelhio", afirmou, exemplificando: "conseguimos chegar ao Porto em 30 minutos e demoramos o mesmo tempo para ir do centro da Cidade à vila das Taipas".

Para resolver "problema", o candidato da CJpG indicou que as políticas municipais "devem centrar os investimentos na requalificação dos principais eixos rodoviários, na ligação à linha de alta velocidade, no incentivo à mobilidade suave, ao uso intensivo e massivo do transporte público e na introdução das ciclovias como meio de transporte, numa aposta na mobilidade sustentável com visão de futuro onde o carro eléctrico predominará e a pedonalização das cidades é cada vez mais desejável."

Na hierarquia de prioridades, Bruno Fernandes destacou a requalificação das vias de ligação às vilas, com a beneficiação dos acessos à zona Nordeste de São Torcato, Caldelas, Ronfe, Brito e a zona Sul de Lordelo". "Todas estas zonas são servidas por estradas nacionais e aquilo que propomos é requalificar e reperfilar com corredores exclusivos para transportes públicos e ciclovia, sempre que for possível", disse, ao realçar que é uma proposta retomada para "que da cidade às vilas se minimize e elimine os constrangimentos e os pontos negros de trânsito existentes, mais concretamente na ligação a Caldelas e à zona Sul do Concelho".

Elencando oito áreas de actuação neste domínio, Bruno Fernandes defendeu a necessidade do Município bater-se pela criação de uma nova ligação direta à auto-estrada A11, na zona de Brito, de forma a servir a vila das Taipas e o Avepark, tendo reiterado a proposta de construção de um túnel entre o acesso à portagem da auto-estrada Guimarães Sul, em Urgezes, e a rotunda da Avenida D. João IV, assim como uma ligação desta rotunda à Academia de Ginástica.

A "progressiva retirada dos automóveis da Cidade", com a criação de uma rede de parques de estacionamento e o reforço da oferta de transportes públicos foi outra iniciativa apontada em benefício de "uma cidade que caminha" e de uma "cidade ciclável", tendo o candidato da CJpG prometido a gratuitidade dos transportes públicos colectivos para os menores de 18 anos, maiores de 65 anos, estudantes universitários e pessoas com mobilidade reduzida. "Promover o uso do transporte público colectivo, assegurando um verdadeiro serviço público que garanta uma mobilidade eficaz em todo o Concelho e igualdade de oportunidades no acesso à centralidade urbana, com horários alargados, tornando-o um meio apelativo e dissuasor do uso do veículo automóvel", apontou Bruno Fernandes. "Temos de aumentar a oferta de transportes públicos e criar incentivos para que os mais jovens tenham a cultura desse uso", justificou.

A instalação de um hub de carregamento rápido de veículos eléctricos e pontos de carregamento em todas as vilas foram outras áreas apontadas para que "o automóvel eléctrico seja opção". Bruno Fernandes fez ainda alusão à necessidade de reforçar as acessibilidades para resolver estrangulamentos de trânsito, propondo a criação de uma ligação directa do Reboto à Alameda dos Desportos, uma nova ligação do Reboto ao centro de Selho São Jorge, a criação de uma via dedicada da Variante de Creixomil ao Multiusos, um acesso dedicado ao Hospital da Senhora da Oliveira a partir da Circular Urbana, bem como o desnivelamento da rotunda do Salgueiral, de forma a "permitir que Guimarães resolva definitivamente os problemas de constrangimento de trânsito, transportes públicos e acessos aos parques industriais fomentando o desenvolvimento económico". "São propostas exequíveis nos próximos dois mandatos", garantiu, observando "que é preciso uma nova energia na gestão do Município para as pôr em prática".

terça, 24 agosto 2021 13:55 em Política

Marcações: Bruno Fernandes, eleições autárquicas, propostas para mobilidade e acessibilidades da CJpG

Imprimir