Feira Afonsina deverá ser antecipada uma semana e abranger envolvente ao Castelo e Centro Histórico

A Feira Afonsina deverá ser antecipada antecipada uma semana, de forma a realizar-se antes do dia 24 de Junho, num modelo em que as actividades do certame decorram na envolvente ao Castelo e nos espaços do Centro Histórico.

A possibilidade foi admitida pelo Presidente da Câmara de Guimarães, durante a reunião do Executivo vimaranense, após o Vereador do PSD, Ricardo Araújo, ter reiterado a discordância "com as razões da deslocalização".
No período antes da ordem do dia, Ricardo Araújo observou: "mais do que ver quem tinha razão, é importante perceber se a opção foi positiva ou se valerá a pena revertê-la e retomar a localização no Centro Histórico". "Há aspectos que merecem ser valorizados como as Jornadas Históricas. Mas, a opção pela envolvente ao Castelo não foi a melhor", assumiu, defendendo o regresso ao Centro Histórico "por ser o espaço que oferece melhores condições".

Na reacção, a Vereadora da Cultura reconheceu teve a oportunidade de aferir impressões diferentes, estando a decorrer um processo de avaliação. "Andei todos os dias na feira e não recebi uma única queixa, colhi impressões e recebi sugestões", disse Adelina Paula Pinto, acrescentando "nas redes sociais os reparos foram um caos". "A nossa postura é de aprendizagem, monitorização e avaliação, aplicou-se um questionário. Vamos falar com a Associação Vimaranense de Hotelaria e com as outras instituições... Para saber o que terá corrido menos bem", afirmou na sessão, vincando: "na minha opinião pessoal, ganhamos bastante".

Ao pronunciar-se sobre o assunto, o Presidente da Câmara admitiu que está a ser equacionada a antecipação da realização da Feira Afonsina para o fim-de-semana anterior às comemorações do 24 de Junho, "para não coincidir" com os festejos a São João que são tradicionais em diferentes zonas do Concelho, nem com as Festas de São Pedro na vila das Taipas. Domingos Bragança anotou que a área abrangida por esta manifestação cultural deverá continuar na envolvente ao Castelo, mas estendendo-se em termos cénicos e de ocupação à zona baixa do Centro Histórico, nos espaços da "vila de baixo" e da "vila de cima" que estiveram na formação de Guimarães.

Marcações: reunião camarária, Feira Afonsina

Imprimir Email