Imaculada Conceição de Maria


Participei na passada sexta-feira numa festa de homenagem à diretora jubilada do Colégio Nossa Senhora da Conceição, professora Estrela Viana, festa que, tendo

constado sobretudo de uma celebração eucarística de ação de graças presidida por sua Excelência Reverendíssima D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, contou com a participação de algumas centenas de pessoas - pais, professores, alunos, ex alunos e colaboradores do colégio - assim como a presença de várias instituições vimaranenses com especial destaque para o presidente do município Dr. Domingos Bragança.

No momento de dirigir algumas palavras na qualidade de provedor da Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, entidade primeira responsável pela promoção da homenagem, tive ocasião de realçar a importância de ocorrer no dia 8 de Dezembro, dia da festa religiosa da Imaculada Conceição.

Recordei assim que nesse dia passavam 702 anos sobre a primeira celebração em Portugal do culto à Imaculada Conceição ocorrido na Sé Velha de Coimbra a 8 de Dezembro de 1320, que nove anos mais tarde, em 1329, viria a ocorrer em Guimarães, e que apenas um século depois teria lugar na cidade de Braga.

Recordei ainda que passavam também 168 anos, sobre a proclamação da “santidade da Virgem Maria desde o primeiro momento da sua existência e preservada do pecado original”, com a publicação, a 8 dezembro de 1854, da bula papal “Ineffabilis Deus” do papa Pio IX.

Que tal facto, da proclamação dogmática da Imaculada Conceição de Maria, se encontra hoje bem assinalado por todo o país com vários monumentos a ele alusivos, contando-se, entre nós, para além do monumento a Pio IX na Penha, o nosso muito querido santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

Referi que já o Santo Condestável, Dom Nuno Álvares Pereira, havia fundado e consagrado a Igreja de Nossa Senhora do Castelo em Vila Viçosa, a Nossa Senhora da Conceição em honra da vitória da Batalha de Aljubarrota em 1385.

Lembrei que, na verdade, a Imaculada Conceição de Maria era, desde os primórdios do cristianismo, defendida por diversos padres da igreja em seus escritos, como, no século IV, os de Santo Irineu de Leão ou os do mestre de Santo Agostinho, Santo Ambrósio de Milão, cuja memória litúrgica havíamos celebrado no dia anterior, documentos que, a par das várias passagens bíblicas alusivas a Maria mãe de Jesus, serviram de fundamento à decisão do Papa Pio IX.

Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, é também a padroeira do colégio fundado em 1877 para dar formação académica e integral aos filhos dos irmãos da Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, instituição vimaranense fundada por 25 estudantes em 9 de Dezembro de 1594.

8 de Dezembro tem sido, na verdade, uma data emotivamente assinalada ao longo dos 145 anos de existência do colégio Nossa Senhora da Conceição, reunindo à sua volta alunos, pais e professores que prestam à sua padroeira o agradecimento pelo seu amparo e protecção maternal divina.

Não poderia, pois, ter-se encontrado melhor data para prestar homenagem a todos aqueles que, ao longo de várias gerações, tão bem souberam servir o bem comum através do colégio, preparando os jovens do momento, construindo os homens e as mulheres do futuro.

A10 dias da celebração do Natal, dia em que comemoramos o nascimento de Jesus, o Deus encarnado que, tal como Isaías anunciava muitos séculos antes, viria trazer a luz ao mundo iluminando os caminhos da salvação, desejo a todos um Feliz e Santo Natal.

Guimarães, 12 de
Dezembro de 2022

António Monteiro de
Castro

terça, 13 dezembro 2022 16:44 em Opinião

Imprimir