Diocese de Braga quer ser parte na recuperação da Igreja do Mosteiro da Costa

O Arcebispo Primaz de Braga visitou ontem a Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa. O convite foi endereçado pelo Padre Carlos Lopes Sousa, Pároco e Presidente da Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Marinha da Costa para que o responsável máximo da Diocese pudesse verificar no local o estado de degradação do edificado.

O convite surge no seguimento do relatório técnico da Direcção Regional de Cultura do Norte recebido em 28 de Novembro de 2022 que identifica riscos para pessoas e bens devido ao risco de colapso por debilidades estruturais.
Na visita, D. José Cordeiro foi inteirado da evolução do processo tendente à reparação da Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa nomeadamente a urgência na intervenção ao nível da cobertura, os respectivos detalhes do diálogo com as entidades estatais e tendo ficado a conhecer os principais pontos de preocupação sobre o estado de degradação que colocam em risco os bens patrimoniais e as pessoas que frequentam aquele imóvel classificado, gorado que foi o protocolo recebido em 3 de Agosto de 2022.

D. José Cordeiro demonstrou preocupação e também total disponibilidade da Diocese para ser parte da solução aceitando inclusivamente participar no diálogo com as entidades responsáveis competentes.


terça, 24 janeiro 2023 09:57 em Freguesias

Marcações: Costa, igreja

Imprimir